Ação solidária arrecada mais de 100 mechas de cabelo para pacientes com câncer

O último fim de semana foi de muita movimentação na Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, com a realização do projeto “Cabelos do Bem”. A ação solidária, promovida pela creche municipal comunitária Dona Chica, ofereceu cortes de cabelo gratuitos para os participantes. A iniciativa teve como objetivo arrecadar mechas para a confecção de perucas, que serão doadas a pacientes em tratamento contra o câncer. Ao todo, 102 mechas foram recolhidas durante a mobilização que, levou, ainda, serviço de aferição de pressão arterial. O projeto contou com o apoio das secretarias adjuntas de Cultura, Esportes e Lazer e de Turismo.

Os secretários adjuntos de Esportes e Lazer e de Turismo, Thiago Costa e Luiz Carlos Rocha, estiveram presentes na ação. “É um prazer muito grande para nós poder apoiar esse projeto desenvolvido pela creche Dona Chica, que mostra o quanto um ato simples de solidariedade, de doação, pode impactar tanto na vida das pessoas. Ver a adesão da população em prol dessa causa é muito gratificante para nós. Só temos que parabenizar a iniciativa e toda a equipe envolvida nessa campanha”, destacou Thiago.

Para a realização do projeto, uma estrutura parecida com salão de beleza foi montada no espaço do Centro de Informações Turísticas, cedido pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada. No local, três cabeleireiros voluntários estiveram à disposição dos doadores durante toda a manhã, contando com o suporte de cerca de 40 funcionários da unidade escolar. Durante o evento também foram recolhidas 48 latas de leite em pó para doação a instituições sociais que prestam assistência a crianças em tratamento contra o câncer.

A diretora geral da creche Dona Chica, Tatyana Canellas, enalteceu o sucesso de mais uma edição do projeto. “A ação foi muito positiva, tivemos bastante doadores e acredito que o nosso objetivo foi alcançado. Começamos esse projeto há quatro anos atrás como uma ação pedagógica e social da creche e deu super certo. No ano passado, conseguimos doar, além dos cabelos, quase mil fraldas para crianças com câncer no Estado do Rio de Janeiro e este ano faremos novamente a doação, dessa vez com as latas de leite em pó”, explicou Tatyana, uma das idealizadoras do evento, ao lado da diretora adjunta, Sandra Mello.

Mais de 100 pessoas aderiram à campanha solidária este ano. A administradora Kátia Cuellar foi uma das participantes. “Achei uma iniciativa muito bacana e vim para doar o meu cabelo. É uma forma muito simples de contribuir e fazer a alegria daquelas pessoas que realmente necessitam”, destacou a moradora do bairro Bela Vista.

As mechas de cabelo e parte das latas de leite em pó arrecadadas serão encaminhadas para a instituição sem fins lucrativos Casa Ronald McDonald, no Rio de Janeiro, que se dedica a dar atenção integral às crianças e adolescentes que lutam contra o câncer e às suas famílias. A outra parte dos alimentos será direcionada ao grupo de apoio a mulheres vítimas do câncer de mama, o “Amigas da Mama”, sediado em São Pedro da Aldeia.

A programação contou, ainda, com venda beneficente de camisetas, exposição de trabalhos realizados pelos alunos da creche, brincadeiras e apresentações de Ballet e Street Dance, da Academia de Dança Carlos Eduardo, e de Dança do Ventre com a participação das alunas da Escola de Artes Municipal no palco fixo da praça.

Os interessados em contribuir com a ação solidária, seja com uma mecha de cabelo ou com latas de leite em pó, podem comparecer, até o final do mês de novembro, à sede da creche comunitária Dona Chica, que fica localizada na Rua Juscelino Kubitschek, s/n°, no bairro Morro dos Milagres. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Para fazer uma doação, é importante que a mecha de cabelo tenha, no mínimo, 10 cm de comprimento. São aceitos cabelos de qualquer tipo, mesmo que os fios tenham passado por tintura ou procedimento químico.