Search

Ação solidária arrecada mais de 100 mechas de cabelo para pacientes com câncer

O último fim de semana foi de muita movimentação na Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, com a realização do projeto “Cabelos do Bem”. A ação solidária, promovida pela creche municipal comunitária Dona Chica, ofereceu cortes de cabelo gratuitos para os participantes. A iniciativa teve como objetivo arrecadar mechas para a confecção de perucas, que serão doadas a pacientes em tratamento contra o câncer. Ao todo, 102 mechas foram recolhidas durante a mobilização que, levou, ainda, serviço de aferição de pressão arterial. O projeto contou com o apoio das secretarias adjuntas de Cultura, Esportes e Lazer e de Turismo.

Os secretários adjuntos de Esportes e Lazer e de Turismo, Thiago Costa e Luiz Carlos Rocha, estiveram presentes na ação. “É um prazer muito grande para nós poder apoiar esse projeto desenvolvido pela creche Dona Chica, que mostra o quanto um ato simples de solidariedade, de doação, pode impactar tanto na vida das pessoas. Ver a adesão da população em prol dessa causa é muito gratificante para nós. Só temos que parabenizar a iniciativa e toda a equipe envolvida nessa campanha”, destacou Thiago.

Para a realização do projeto, uma estrutura parecida com salão de beleza foi montada no espaço do Centro de Informações Turísticas, cedido pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada. No local, três cabeleireiros voluntários estiveram à disposição dos doadores durante toda a manhã, contando com o suporte de cerca de 40 funcionários da unidade escolar. Durante o evento também foram recolhidas 48 latas de leite em pó para doação a instituições sociais que prestam assistência a crianças em tratamento contra o câncer.

A diretora geral da creche Dona Chica, Tatyana Canellas, enalteceu o sucesso de mais uma edição do projeto. “A ação foi muito positiva, tivemos bastante doadores e acredito que o nosso objetivo foi alcançado. Começamos esse projeto há quatro anos atrás como uma ação pedagógica e social da creche e deu super certo. No ano passado, conseguimos doar, além dos cabelos, quase mil fraldas para crianças com câncer no Estado do Rio de Janeiro e este ano faremos novamente a doação, dessa vez com as latas de leite em pó”, explicou Tatyana, uma das idealizadoras do evento, ao lado da diretora adjunta, Sandra Mello.

Mais de 100 pessoas aderiram à campanha solidária este ano. A administradora Kátia Cuellar foi uma das participantes. “Achei uma iniciativa muito bacana e vim para doar o meu cabelo. É uma forma muito simples de contribuir e fazer a alegria daquelas pessoas que realmente necessitam”, destacou a moradora do bairro Bela Vista.

As mechas de cabelo e parte das latas de leite em pó arrecadadas serão encaminhadas para a instituição sem fins lucrativos Casa Ronald McDonald, no Rio de Janeiro, que se dedica a dar atenção integral às crianças e adolescentes que lutam contra o câncer e às suas famílias. A outra parte dos alimentos será direcionada ao grupo de apoio a mulheres vítimas do câncer de mama, o “Amigas da Mama”, sediado em São Pedro da Aldeia.

A programação contou, ainda, com venda beneficente de camisetas, exposição de trabalhos realizados pelos alunos da creche, brincadeiras e apresentações de Ballet e Street Dance, da Academia de Dança Carlos Eduardo, e de Dança do Ventre com a participação das alunas da Escola de Artes Municipal no palco fixo da praça.

Os interessados em contribuir com a ação solidária, seja com uma mecha de cabelo ou com latas de leite em pó, podem comparecer, até o final do mês de novembro, à sede da creche comunitária Dona Chica, que fica localizada na Rua Juscelino Kubitschek, s/n°, no bairro Morro dos Milagres. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Para fazer uma doação, é importante que a mecha de cabelo tenha, no mínimo, 10 cm de comprimento. São aceitos cabelos de qualquer tipo, mesmo que os fios tenham passado por tintura ou procedimento químico.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui