Alô Cidadão auxilia no combate ao coronavírus

O Alô Cidadão, principal de canal de comunicação entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a população, além de reunir demandas de serviços públicos, tem se tornado importante ferramenta de multiplicação de informação para o combate do coronavírus. Nos dos últimos meses, a COVID-19 foi tema de aproximadamente 230 mensagens recebidas (15% de todas as manifestações nos meses de março e abril), sendo, em sua maioria, denúncias sobre funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais e locais públicos com aglomerações de pessoas. O canal atende pela plataforma WhatsApp no número (22) 99610-5040.

As denúncias são encaminhadas para a Coordenadoria de Posturas. Juntamente com a Guarda Municipal e o Procon, são realizadas operações de fiscalização. Os estabelecimentos flagrados são notificados. Em caso de reincidência de descumprimento dos decretos municipais, o comércio pode ser fechado e até ter o seu alvará cassado.

Para orientar a população sobre a importância de medidas preventivas contra o coronavírus, a Guarda Municipal, juntamente com a Defesa Civil, realiza também operações educativas, com o auxílio de carro de som.

Além do coronavírus, a campanha de vacinação contra a Influenza deste ano motivou também 76 contatos de pessoas interessadas em saber informações sobre o horário de funcionamento de posto de saúde e cadastramento da vacinação domiciliar.

Serviços Públicos

O primeiro lugar em solicitações recebidas pelo Alô Cidadão é do setor de Iluminação Pública. Até o final de abril, foram registrados 665 pedidos de reparo de lâmpadas queimadas. Serviços como retirada de entulho, conserto de esgoto e patrolamento também são bastante requisitados no canal.

As solicitações feitas pelo Alô Cidadão são encaminhadas para os setores responsáveis, que esclarecem as dúvidas enviadas e programam as equipes para a solução dos problemas. Em alguns casos, o cidadão faz questão de retornar ao canal para deixar registrado o agradecimento.

É o caso de Reinaldo de Souza, morador do Poço Fundo, que solicitou caminhão limpa-fossa no bairro em 17 de abril e teve o pedido atendido em três dias “Ficamos satisfeitos com a presteza e a qualidade do serviço realizado”, elogiou Reinaldo.

Hudson Souza, morador da Estação, enviou uma solicitação ao Alô Cidadão para a retirada de galhos e entulhos que estavam empilhados no bairro dele. O trabalho foi realizado pela equipe de Serviços Públicos e, em seguida, o canal registrou o agradecimento do morador. “A equipe esteve no local e tivemos a limpeza efetuada com eficiência”, fez questão de comunicar Hudson.

: