Search

Alunos da Escola M. Profª Miriam Alves participam de Feira de Ciências

Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola M. Profª Miriam Alves de Macêdo Guimarães, no bairro Fluminense, participaram da Feira de Ciências interna, realizada na sede da unidade escolar. A atividade foi coordenada pelos professores da disciplina, Milena Toledo; Katiana Santos; Danielle Sepúlvida; Mônica Pacheco; Suellen Joyce de Mello; Pierre de Mello; Felipe Coutinho; e Simone Araújo. O evento contou com a presença dos coordenadores de Ciências, Marciele Pereira; de Geografia, Thatiane Bittencourt; de Língua Inglesa, Rose Mary Evangelista; e de Arte, Cláudio Bastos.         

Foto: Divulgação | SEMED

A professora de Ciências da unidade escolar, Katiane Santos, falou sobre a ação. “Foi um momento de troca de saberes e de experiências. Algo bacana que aconteceu foi a interdisciplinaridade; trabalhamos em equipe e envolvemos todas as disciplinas, como Língua Portuguesa, Ciências, História, Artes, Geografia, entre outras, e cada um contribuiu um pouco para realização da Feira. Foi um momento único”, afirmou.

Foto: Divulgação | SEMED

A proposta da Feira foi de articular conteúdos do Ensino Fundamental II com questões inerentes à vida em sociedade e a importância; despertar o olhar crítico acerca de questões sociais extremamente atuais, como os debates éticos relacionados à valorização da ciência, tecnologia e recursos que precisam ser investidos de maneira consciente e renovável; além de visar pelo despertar do pensamento crítico, interdisciplinar e interesse pela ciência como parte da vida social.

Foto: Divulgação | SEMED

A estudante do 7º ano, Jamille Lira, comentou sobre a participação na Feira de Ciências. “Foi muito importante para aprendermos mais, expor conhecimentos, além de nos unirmos em grupo para pesquisa de trabalho”, comentou.

Foto: Divulgação | SEMED

Com muita criatividade, os alunos apresentaram diversos trabalhos durante o momento de integração na unidade escolar. Os temas foram de escolha livre e uma equipe ficou responsável pela avaliação dos projetos. Entre os quesitos avaliados estiveram criatividade e inovação, clareza, domínio, objetividade e organização dos estandes. 

Foto: Divulgação | SEMED

A professora de Ciências, Milena Toledo, falou sobre a organização do evento. “Tivemos a ideia de fazer a Feira de Ciências, pois é uma troca de conhecimento entre alunos e professores; eles se sentem alegres em participar de um momento tão importante como esse”, destacou.

Foto: Divulgação | SEMED

A Feira de Ciências abordou questões interdisciplinares relacionadas às disciplinas de Ciências e Geografia, além de estimular o trabalho em equipe e habilidades como planejamento, leitura crítica, autonomia e criatividade. Os critérios de avaliação foram trabalho em equipe, organização do espaço, estética, reorganização pós-feira, relevância do tema para atualidade, domínio do conteúdo e explicação.

Foto: Divulgação | SEMED

Segundo o aluno do 8º ano, Gustavo Gabriel Santos, a Feira de Ciências foi um show de conhecimento. “Aprendi muita coisa, descobri o que não sabia. A Feira me ajudou muito a entender sobre células, por exemplo. Foi importante para mim, não só pela nota, mas pelo que consegui aprender”, disse. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui