Alunos do bairro Balneário participam de Feira Literária com Ivan Cruz

Os alunos da Escola M. José Teixeira Paulo, no bairro Balneário, participaram de uma Feira Literária, que marcou a culminância do projeto “Obras de Ivan Cruz”, realizado na sede da própria unidade escolar. O evento contou com a presença do artista plástico, que esteve acompanhado de sua família. A coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, as diretoras da escola, Neuza Maria Melo e Clarisse Ribeiro, acompanharam de perto as atividades, que foram prestigiadas por toda comunidade escolar.

Foto: Lílian Souza

A coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, parabenizou os alunos pela linda festa de celebração e a toda equipe pedagógica envolvida. “Agradeço, em nome da Secretaria de Educação, a presença do nosso amigo Ivan Cruz. É uma alegria recebê-lo e ver as crianças passarem por esse momento de estarem vendo um desenho feito pessoalmente por ele”, destacou.

Foto: Lílian Souza

O projeto literário teve como tema o artista plástico Ivan Cruz, que retrata em suas obras brincadeiras infantis. Todos os alunos da escola, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, primeiro segmento, participaram da iniciativa.

Foto: Lílian Souza

“Dentro do nosso Projeto Político Pedagógico, o nosso foco principal é trabalhar a literatura. O Ivan Cruz foi escolhido pela proposta de fazer um resgate das brincadeiras infantis”, explicou a diretora da unidade, Neusa Maria Melo.

A atividade teve como objetivo apresentar biografias e obras de artistas, despertando no aluno valores e sentimentos; vivenciar e conhecer brincadeiras da infância a partir da releitura das obras de artes, resgatando as brincadeiras da cultura popular através de pesquisa, além de identificar as cores primárias, secundárias e noção das terciárias, manuseando tintas e outros materiais de pintura.

Foto: Lílian Souza

Durante a execução do projeto, foi feita a releitura de obras utilizando técnicas artísticas variadas, como pintura com tinta guache, cola colorida, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, e representação das obras utilizando materiais alternativos. Na culminância, os estudantes apresentaram coreografias de dança, como “Brincadeira de criança”, “Bambolê da Xuxa”, “Tchutchuê”, “Adoleta”, “Dany Pink – Hora de brincar” e “Pagode da amarelinha”. O encerramento do projeto também contou com exposição dos trabalhos e resultado do concurso de pipa, realizado com os alunos da pré-escola.

Foto: Lílian Souza

Ivan Cruz cantou e brincou com os alunos, que ao fim do evento, entregaram cartinhas para o artista plástico. Na ocasião, foram feitas perguntas sobre a vida do homenageado. O projeto foi encerrado com o desenho e assinatura de Ivan Cruz, dando vida ao muro da escola do bairro Balneário.

Foto: Lílian Souza

O artista plástico falou sobre seu trabalho ter inspirado o projeto. “Quando vejo isso, me emociono, vou lembrar-me desse momento e vou levar essa felicidade para outros lugares também. Esses quadros que motivam as crianças a brincarem é o que me faz feliz, quando vejo que estão sendo utilizados com essa finalidade, pois a criança que não brinca, não é feliz”, disse.

Foto: Lílian Souza

O evento contou ainda com a participação da auxiliar de Coordenação de Educação Infantil, Aline Beranger, da formadora do setor, Maria Clarete Martins, da orientadora educacional, Adriana Vieira, da supervisora pedagógica, Cristiane Moraes, e da equipe de servidores da escola.