Alunos do bairro Balneário participam de Feira Literária com Ivan Cruz

Categorias

Alunos do bairro Balneário participam de Feira Literária com Ivan Cruz

Os alunos da Escola M. José Teixeira Paulo, no bairro Balneário, participaram de uma Feira Literária, que marcou a culminância do projeto “Obras de Ivan Cruz”, realizado na sede da própria unidade escolar. O evento contou com a presença do artista plástico, que esteve acompanhado de sua família. A coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, as diretoras da escola, Neuza Maria Melo e Clarisse Ribeiro, acompanharam de perto as atividades, que foram prestigiadas por toda comunidade escolar.

Foto: Lílian Souza
Foto: Lílian Souza

 A coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, parabenizou os alunos pela linda festa de celebração e a toda equipe pedagógica envolvida. “Agradeço, em nome da Secretaria de Educação, a presença do nosso amigo Ivan Cruz. É uma alegria recebê-lo e ver as crianças passarem por esse momento de estarem vendo um desenho feito pessoalmente por ele”, destacou.

Foto: Lílian Souza

 O projeto literário teve como tema o artista plástico Ivan Cruz, que retrata em suas obras brincadeiras infantis. Todos os alunos da escola, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, primeiro segmento, participaram da iniciativa.

Foto: Lílian Souza

 “Dentro do nosso Projeto Político Pedagógico, o nosso foco principal é trabalhar a literatura. O Ivan Cruz foi escolhido pela proposta de fazer um resgate das brincadeiras infantis”, explicou a diretora da unidade, Neusa Maria Melo.

 A atividade teve como objetivo apresentar biografias e obras de artistas, despertando no aluno valores e sentimentos; vivenciar e conhecer brincadeiras da infância a partir da releitura das obras de artes, resgatando as brincadeiras da cultura popular através de pesquisa, além de identificar as cores primárias, secundárias e noção das terciárias, manuseando tintas e outros materiais de pintura.

Foto: Lílian Souza

 Durante a execução do projeto, foi feita a releitura de obras utilizando técnicas artísticas variadas, como pintura com tinta guache, cola colorida, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, e representação das obras utilizando materiais alternativos. Na culminância, os estudantes apresentaram coreografias de dança, como “Brincadeira de criança”, “Bambolê da Xuxa”, “Tchutchuê”, “Adoleta”, “Dany Pink – Hora de brincar” e “Pagode da amarelinha”. O encerramento do projeto também contou com exposição dos trabalhos e resultado do concurso de pipa, realizado com os alunos da pré-escola.

Foto: Lílian Souza

 Ivan Cruz cantou e brincou com os alunos, que ao fim do evento, entregaram cartinhas para o artista plástico. Na ocasião, foram feitas perguntas sobre a vida do homenageado. O projeto foi encerrado com o desenho e assinatura de Ivan Cruz, dando vida ao muro da escola do bairro Balneário.

Foto: Lílian Souza

 O artista plástico falou sobre seu trabalho ter inspirado o projeto. “Quando vejo isso, me emociono, vou lembrar-me desse momento e vou levar essa felicidade para outros lugares também. Esses quadros que motivam as crianças a brincarem é o que me faz feliz, quando vejo que estão sendo utilizados com essa finalidade, pois a criança que não brinca, não é feliz”, disse.

Foto: Lílian Souza

 O evento contou ainda com a participação da auxiliar de Coordenação de Educação Infantil, Aline Beranger, da formadora do setor, Maria Clarete Martins, da orientadora educacional, Adriana Vieira, da supervisora pedagógica, Cristiane Moraes, e da equipe de servidores da escola.

Foto: Lílian Souza
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade