Alunos do bairro Porto do Carro se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o 25º Batalhão de Polícia Militar realizaram, na quarta-feira (27), a formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade aconteceu na Escola M. Antônio Rodrigues dos Santos, no bairro Porto do Carro, e envolveu os estudantes do 4º e 5º ano da unidade escolar. Ao todo, 104 alunos se formaram no PROERD. As coordenadoras de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira, e do Programa Novo Mais Alfabetização, Suely Mônica Santos, e as diretoras da escola, Mariana Carreia e Gelvânia Maria Nunes, acompanharam a cerimônia.

Foto: Lílian Souza

“O PROERD é uma parceria que tem feito uma diferença muito grande dentro da nossa rede, pois os alunos têm a oportunidade de refletir sobre várias temáticas, não somente a questão das drogas e da violência, mas sobre a valorização da vida, sendo sabedores das consequências dos seus atos. Somos gratos à Polícia Militar, a todos os instrutores, especialmente ao policial Júlio, que esteve conosco por todo o ano. Agradeço pelo seu comprometimento e carinho com os alunos”, disse a coordenadora Maria Regina Silveira.

Foto: Lílian Souza

Também participaram da programação o comandante da 2ª Companhia do 25° Batalhão da Polícia Militar, Capitão Cesar Augusto Salgado Cremonezi; o coordenador do 4º Comando de Policiamento de Área, sargento Vinícius Azevedo; além dos instrutores do programa, policiais militares, professores, pais e responsáveis dos alunos.

Foto: Lílian Souza

O sargento Vinícius Azevedo falou sobre a parceria entre as instituições. “Agradeço a participação e o empenho do município em ajudar o programa a ser desenvolvido nas escolas aldeenses. A Secretaria de Educação não mede esforços para que os alunos participem do programa. Agradeço também a parceria com a direção da unidade escolar para a formação dos 104 estudantes atendidos pelo PROERD nesta edição”, destacou.

Foto: Lílian Souza

Após a execução dos Hinos Nacional e Municipal, o instrutor da edição 2019 do PROERD em São Pedro da Aldeia, o policial Júlio César Morgado, fez a leitura de um texto autoral em agradecimento pela formatura.

Foto: Lílian Souza

Na ocasião, os autores das redações destaques foram premiados com um brinde. Ao fim da premiação dos textos, os alunos receberam certificados e medalhas. Os formandos também realizaram um juramento, cantaram e dançaram a canção oficial do Programa.

Foto: Lílian Souza

De acordo com o instrutor, policial Júlio César Morgado, aconteceu mais uma formatura do PROERD com quatro turmas de 5º ano, atendidas pelo currículo “Caindo na Real” e mais quatro turmas do 4º ano, atendidas com palestras. “Foi com imenso prazer e dedicação que, ao longo do 2º semestre, formamos mais 200 crianças e jovens da cidade de São Pedro da Aldeia, abraçando-os com temáticas de bullying, informações sobre drogas, seus riscos e consequências. Fortalecemos nesses alunos a necessidade que eles têm que tomar decisões seguras e responsáveis, fazendo com que eles possam estar longe das drogas e violências, dizendo sim a vida”, afirmou.

Foto: Lílian Souza

O PROERD consiste em uma ação conjunta entre as escolas, as famílias e a Polícia Militar no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.