Alunos do bairro São João vencem Gincana “De Olho no Óleo”

Os estudantes da turma 800 da Escola Municipal Dulcinda Jotta Mendes, do bairro São João, venceram a Gincana “De Olho no Óleo”, que foi realizada em escolas municipais de segundo segmento de São Pedro da Aldeia. Ao todo, a unidade arrecadou aproximadamente 710 litros de óleo. A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira, a auxiliar do setor, Adriana Vieira, e a coordenadora de Ciências, Marciele Pereira, participaram do evento. A iniciativa foi uma realização da Concessionária Prolagos em parceria com a Secretaria de Educação aldeense.

Foto: Divulgação | SEMED

Para a diretora adjunta da unidade escolar, Maria Lucivânia dos Santos, foi muito importante ver a colaboração e empenho dos alunos na coleta do óleo. “Tivemos mães e responsáveis que participaram junto com seus filhos, professores que colaboraram, incentivando e ajudando nossos estudantes. Mais uma conquista para nossa escola; é muito importante”, destacou.

Foto: Divulgação | SEMED

O encerramento da Gincana contou com a apresentação do espetáculo teatral “Prenúncio”, que destaca a responsabilidade de cada indivíduo no cuidado com o planeta. Os vencedores da Gincana “De Olho no Óleo” serão contemplados com uma visita-passeio ao Museu do Amanhã, no município do Rio de Janeiro, em data a ser definida.

Foto: Divulgação | SEMED

Aluno do 8º ano, Maycon de Oliveira falou sobre a experiência de participar da Gincana. “Foi muito legal participar do projeto. Fomos atrás de óleo por todos os lugares e, com isso, conseguimos coletar bastante. Ficamos felizes com nossa conquista e estamos com mais esperança ainda para o ano que vem. A apresentação da peça foi muito importante para mim e para todos que assistiram, transmitindo a mensagem sobre a importância de preservar o nosso planeta”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

O projeto teve o objetivo de conscientizar estudantes da rede pública municipal sobre a coleta correta do óleo de cozinha usado em casa. A iniciativa visou educar crianças e familiares sobre os danos que o produto causa quando é despejado incorretamente na rede de esgoto, como o entupimento dos canos da rede e a atração de pragas que podem causar doenças.

Foto: Divulgação | SEMED

Também participaram da gincana as Escolas Municipais Antônio Vaz da Silva, no bairro Recanto do Sol, arrecadando 619 litros de óleo; Capitão Costa, na Cruz, com 361,5 litros; Profª Maria da Glória Santos Motta, na Praia Linda, com 25,5 litros; Paineira, no Balneário, com 14 litros; e Retiro, localizada em bairro de mesmo nome, com 52 litros de óleo.