Alunos do PROFESP participam de palestra sobre prevenção ao suicídio e depressão

Os estudantes aldeenses que participam do Programa Forças no Esporte (PROFESP) receberam uma palestra sobre “Prevenção Suicídio – Depressão, esteja alerta aos sintomas”. A discussão foi conduzida pela psicanalista e terapeuta Sandra Lopes, no auditório da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira, o coordenador do núcleo Base do PROFESP, Capitão de Corveta Souza Neto, e o coordenador do núcleo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), Ubiratan Marins, acompanharam a iniciativa.

Foto: Lílian Souza

“Em nome da Secretaria de Educação, agradeço a parceria com a Marinha, que tem sido de grande valia para nossos alunos e nossas escolas. Nossos estudantes são valorosos e cada um é especial. Eles foram chamados para fazerem a diferença positiva dentro de suas escolas e em suas casas”, disse a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira.

Foto: Lílian Souza

Durante a palestra, foram abordados assuntos como os sintomas da depressão, os fatores, o que é a doença, suicídio, entre outros. O trabalho foi feito como uma forma de prevenção, para intervir e conscientizar os jovens na importância de se conhecerem e identificarem seus transtornos emocionais.

Foto: Lílian Souza

Segundo a palestrante, a psicanalista Sandra Lopes, quanto mais cedo se busca ajuda e tratamento, mais rápido e fácil de ficarem saudáveis na área psicológica. “Nosso trabalho aqui é tentar trazer inteligência emocional para esses jovens, além do autoconhecimento para levarem uma vida com mais qualidade no quesito físico, emocional e psicológico”, explicou.

Foto: Lílian Souza

O Programa Forças no Esporte – Segundo Tempo é desenvolvido pela Marinha do Brasil e conta com a parceria da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação. Os núcleos do CIAAN e da BAeNSPA beneficiam, ao todo, 350 alunos da rede municipal.

Foto: Lílian Souza

O coordenador do PROFESP núcleo Base, Capitão de Corveta Souza Neto, comentou a ação. “Não poderíamos deixar de participar, pois julgamos esse tema muito interessante. Nosso desejo agora é que cada um desses alunos tenham assimilado e aprendido o que foi passado durante a palestra. Que essa chama fique acesa no coração deles”, destacou.

Foto: Lílian Souza

Já o coordenador do Programa do núcleo CIAAN, Ubiratan Marins, enfatizou a atualidade do tema. “Temos um mês dedicado à prevenção do suicídio e não poderíamos, como um projeto que lida com crianças e adolescentes, não sermos participativos dessa campanha. Procuramos dar nossa contribuição com a palestra e estamos tentando alcançá-los na escola e no projeto”, comentou.

Foto: Lílian Souza

O PROFESP oferece diversas atividades esportivas na sede do Complexo Aeronaval, que são realizadas no contraturno escolar. As modalidades oferecidas incluem atletismo, futebol, natação, judô, vôlei e basquete, além de aulas de inglês e almoço, entre outros. As aulas são conduzidas por militares e profissionais especializados.

Foto: Lílian Souza

A aluna do 9º ano da Escola M. Vinhateiro, Yasmim Vitória, de 14 anos, avaliou a iniciativa. “Essa palestra foi muito importante para quem tem depressão ou para quem conhece alguém que esteja assim. Podemos ajudar essas pessoas com o que aprendemos. Tenho um amigo que tem depressão e o que aprendi hoje vou passar para ele na tentativa de ajudá-lo”, afirmou.

Participam do PROFESP estudantes da E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol; E. M. Manoel Martins Teixeira, em Sapiatiba; E. M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João; E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda; E. M. Vinhateiro, em bairro de mesmo nome; e E. M. Luiza Terra de Andrade, no Campo Redondo.