Plantão da Assistência Social têm novo horário a partir desta segunda-feira (25)

O plantão social para atendimento presencial dos usuários dos CRAS, CREAS e Bolsa Família passará a acontecer das 8h30 às 14h, a partir desta segunda-feira (25/05). O novo horário é temporário. Os cidadãos também podem se informar por meio do e-mail sasdhsaopedrodaaldeia@gmail.com ou pelo telefone (22) 26274550. O atendimento social é realizado, quando necessário, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), localizada na Rua Hermógenes Freire da Costa, 19, no centro da cidade, ao lado da Prefeitura.

Divulgação | Arquivo ASCOM

Segundo a assessora especial, Jane Ferreira, o novo horário vai possibilitar mais agilidade no atendimento dos benefícios e a realização de abordagem social.  “O atendimento no plantão social é realizado por equipes técnicas formadas por assistentes sociais e psicológicos.  Essas mesmas equipes são responsáveis pela avaliação e a execução dos benefícios socioassistenciais. Com o crescimento da demanda, de maneira exponencial, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos restringirá, temporariamente, o horário de atendimento presencial em suas dependências. Desse modo, a equipe técnica pode intensificar o atendimento domiciliar, com o objetivo de entregar o auxílio para os usuários em situação de vulnerabilidade temporária, conforme rege a Lei nº 2.657, que dispõe sobre a Política Municipal de Assistência Social e sobre o Sistema Único de Assistência Social do Município de São Pedro da Aldeia”, explica.

Divulgação | Arquivo ASCOM

De acordo com a diretora das Proteções Básica e Especial, Cláudia Brasil, o novo horário também é necessário para a avaliação dos serviços prestados. “Estamos com a necessidade de reorganizar os atendimentos, de avaliar os serviços que foram prestados à população e de verificar a área de cobertura acerca da insegurança alimentar. Internamente, iremos organizar cadastros, fazer levantamento de demandas e planejar ações que envolvam um número maior de atendimento nos bairros. É válido deixar claro que nossas equipes estarão à disposição para situações emergenciais”, afirma.

Diariamente, a Secretaria conta com uma equipe de quatro profissionais técnicos, formada por assistentes sociais e psicólogos. Os atendimentos são feitos de forma individualizada. É realizada a escuta e os usuários são cadastrados e encaminhados aos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

Divulgação | Arquivo ASCOM

Para evitar aglomeração, a fila é formada na área externa da Secretaria. As pessoas entram de duas em duas e tem as mãos higienizadas com álcool logo no portão de entrada. Com o auxílio da Guarda Municipal e marcações no chão, as pessoas são orientadas a manter uma distância segura entre elas. Para espera do atendimento técnico foram colocadas cadeiras e tenda de proteção para melhor acomodar os usuários.

Todos os profissionais estão seguindo as orientações de prevenção ao coronavírus divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais autoridades da área. Os servidores trabalham de máscara e luva, além de utilizarem álcool em gel.