Atividades de Educação Ambiental no Horto Escola atraem crianças do Ensino Fundamental

A tarde desta quinta-feira (21) foi movimentada no Horto Escola Artesanal, em São Pedro da Aldeia. Cerca de 40 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I da Escola Canto dos Pássaros, de Cabo Frio, participaram de uma visitação guiada ao espaço. As atividades tiveram como foco a conscientização socioambiental e a adoção de práticas sustentáveis. A programação contou com plantio de mudas e reciclagem de garrafa pet, sob orientação do técnico agrícola, biólogo e secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu.

Foto: Priscila Souza| Secretaria de Agricultura

Responsável por conduzir as atividades, o secretário Dimas Tadeu falou sobre a iniciativa. “Foi uma oportunidade para que os alunos pudessem ter uma experiência fora de sala de aula, uma vivência na floresta. Falamos muito sobre os ciclos da natureza e a vida das plantas, desde o início da germinação até o desenvolvimento do fruto. Trabalhamos também o reaproveitamento da garrafa pet para a criação de vasos de planta, que depois eles puderam levar para casa como lembrança. A ideia foi proporcionar um ambiente de aprendizado, com uma linguagem lúdica e de fácil entendimento”, disse.

Foto: Ana Leitão | Secretaria de Agricultura

Com duração de cerca de 1h30, a aula-passeio contou com visita às estufas e apresentação das diversas espécies de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais produzidas pelo Horto Escola, como aroeira, pau-brasil, amora, pitanga, hortelã e salsa, entre outras. Durante a atividade, os alunos, na faixa etária entre 6 e 7 anos de idade, também participaram de uma prática de semeadura em vasos de garrafa pet, confeccionados pelas próprias crianças.

Foto: Ana Leitão | Secretaria de Agricultura

O grupo de alunos foi acompanhado pelas professoras do primeiro ano e pela coordenadora pedagógica da unidade escolar, Ana Cristina Cariello. “A Escola trabalha muito com a questão do meio ambiente e da ecologia; faz parte da nossa filosofia, e essas aulas-passeio são enriquecedoras, sempre agregam ao conteúdo trabalhado e abrem um leque de informações para que os alunos sejam multiplicadores. As crianças tiveram contato com a natureza, puderam mexer com a terra, conheceram as plantas, os insetos de jardim e ficaram encantadas. Fomos muito bem recepcionados e a equipe do Horto Escola está de parabéns”, destacou Ana.

Foto: Ana Leitão | Secretaria de Agricultura

Na oportunidade, as profissionais da escola também conheceram o projeto social de distribuição de mudas desenvolvido pelo Horto Escola Artesanal. No último ano, mais de 10 mil espécies de hortaliças, frutíferas e florestais foram doadas pelo horto municipal, seja de forma individual para moradores, com limite máximo de duas mudas por família, para grupos de produtores rurais ou, ainda, em apoio a ações ecológicas promovidas por entidades sociais do município, igrejas e escolas.

Foto: Ana Leitão | Secretaria de Agricultura

As escolas da rede pública ou particular que tiverem interesse em participar de visitas guiadas, palestras ou atividades educativas no Horto Escola Artesanal podem fazer uma solicitação de agendamento junto à secretaria da unidade, que fica localizada na Rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. O e-mail para contato é sagat.spa@gmail.com.

Foto: Priscila Souza| Secretaria de Agricultura