Cine em Cena chega ao município de São Pedro da Aldeia

Foram exibidas, nesta quinta-feira (12), as primeiras sessões do “Cine em Cena Brasil” para os estudantes das unidades escolares do município de São Pedro da Aldeia. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura aldeense, por intermédio da Secretaria de Educação, e a CCR ViaLagos, apresentada pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A sala itinerante está montada na Rua Francisco Santos Silva, entre a sede da Secretaria de Educação e o Teatro Municipal Dr. Átila Costa, no bairro Nova São Pedro.

Foto: Lìlian Souza

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, participou da sessão. “O Cine em Cena é uma oportunidade única para o cidadão aldeense, principalmente para os nossos alunos, que são crianças e que nunca tiveram uma oportunidade de estarem em uma sala de cinema. Já no início podemos perceber o ar de euforia e, até mais do que isso, o brilho no olhar de nossas crianças, aquele sorriso de encantamento, alegria por estar dentro de um espaço, com acesso a um filme de altíssima qualidade. O que cabe a nós é agradecer, agradecer e agradecer”, declarou Alessandro.

Foto: Lìlian Souza

Os alunos da rede municipal de ensino e moradores da cidade podem assistir a quatro sessões de filmes gratuitas, por dia, até o sábado (14). Similar a um cinema convencional, a sala possui 225 lugares, cadeiras com encosto e assentos com almofadas, ar condicionado, tela de 26m2, sistema de som 5.1 e projeção digital 2D e 3D. Além disso, algumas sessões contam com recursos de acessibilidade como tradução simultânea em libras, legenda descritiva e audiodescrição.

Foto: Lìlian Souza

Para a representante da CCR ViaLagos, Luciana de Oliveira, é gratificante poder participar de um projeto como esse, trabalhando a área social. “Ver o sorriso no rostinho de cada criança já basta para a gente, é tudo. É boa a sensação de estar contribuindo para um mundo melhor, para o acesso à cultura desses alunos, que, em sua grande maioria, nunca tiveram oportunidade de ir a um cinema”, comentou.

Foto: Lìlian Souza

Os filmes em exibição são “Os Incríveis 2”, “Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas”, “Viva – A Vida é uma Festa”, “Aquaman” e “Lino, Uma Aventura de Sete Vidas”.

Nas sessões desta quinta-feira estiveram presentes alunos da E. M. Profª Maria Celeste de Campos, do Baixo Grande; E. M. José Teixeira Paulo e E. Mz. Paineira, ambas no Balneário; E. Mz. José Guimarães, no Porto da Aldeia; E. M. Manoel Moraes da Silva e E. M. Luiza Terra de Andrade, ambas no Campo Redondo; E. Mz. Pequiá, na Rua do Fogo; E. M. Rubem Arruda Câmara e E. Mz. Adalgiza da Silva Lobo, ambas no Morro do Milagre; e E. M. Antônio Rodrigues dos Santos, no Porto do Carro. O transporte dos alunos foi feito pela rota escolar da Secretaria de Educação.

Foto: Lìlian Souza

A diretora da Escola Mz. José Guimarães, Mirna Souza, agradeceu a oportunidade que deram aos alunos da unidade escolar. “Muitos dos nossos estudantes não têm condições de irem ao cinema, então eles ficaram muito felizes com esse momento. Foi uma alegria”, disse.

Foto: Lìlian Souza

Confira a programação das sessões de sexta-feira (13) e sábado (14):

Dia 13 – Sexta-feira

9h – Os Incríveis 2 – Livre

14h – Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas – Livre (LD)

16h – Lino, Uma Aventura de Sete Vidas – Livre (LD)

19h – Aquaman – 12 anos

Dia 14 – Sábado

13h – Os Incríveis 2 – Livre

15h – Lino, Uma Aventura de Sete Vidas – Livre (LD)

17h – Viva – A Vida é uma Festa – Livre (LD/AD/LB)