Comitê Gestor do programa “Busca Ativa Escolar” é instituído em São Pedro da Aldeia

Categorias

Comitê Gestor do programa “Busca Ativa Escolar” é instituído em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia instituiu o Comitê Gestor da plataforma “Busca Ativa Escolar” no município, por meio do decreto nº 119/2019, divulgado nesta sexta-feira (29). Considerando a adesão da cidade aldeense ao programa, o Comitê foi definido para alimentar e gerir a ferramenta. Clique aqui para conhecer os membros do comitê.

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, falou sobre o programa. “A Plataforma é uma ferramenta indispensável para identificar e mapear crianças e adolescentes invisíveis, aqueles que têm direito à Educação, mas que por motivos diversos ainda não foram inseridos na Rede de Ensino”, destacou.

O programa “Busca Ativa Escolar” é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. A ferramenta reúne representantes de diferentes áreas, como Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar, dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. O objetivo do programa é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

O Comitê Gestor da Busca Ativa Escolar é responsável pela mobilização para o enfrentamento dos problemas relacionados à exclusão escolar, realizando ações mobilizadoras e de articulação política para a resolução dos casos encontrados. A atuação dos servidores públicos membros do Comitê Gestor não será remunerada, ainda que se exceda a carga horária de suas funções.

“Outro ponto importante da Busca Ativa é a reunião de esforços entre secretarias e demais entidades que tem como missão defender e resguardar os direitos dos nossos alunos. O município ganha com a adesão à ferramenta e a sociedade aldeense também”, finalizou o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft.

O programa “Busca Ativa Escolar” é desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade