Decoração do CarnAldeia 2020 homenageia marcos históricos de São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das Secretarias Adjuntas de Cultura e de Esportes e Lazer, preparou uma ornamentação especial para o CarnAldeia 2020. Com o tema “Resgatando a Nossa História”, a decoração carnavalesca faz uma homenagem aos marcos históricos, patrimônios culturais e bens naturais aldeenses. Ao todo, nove peças decorativas foram confeccionadas pelo artista plástico e agente cultural do município, Flávio Rangel, e prometem garantir um colorido único à folia na cidade. A previsão é de que os totens e banners sejam instalados na quarta-feira (19) em toda a extensão da Avenida São Pedro, na entrada da cidade, e na Praça Agenor Santos.

Foto: Renato Fulgoni

A diretora municipal de Cultura, Isis Monteiro, falou sobre a ornamentação idealizada para o Carnaval 2020. “A decoração é parte fundamental da festa e este ano foi uma preocupação muito grande da Secretaria de Cultura, junto ao artista Flávio Rangel, de agregar às artes carnavalescas os nossos patrimônios históricos. A ideia foi unir esses universos culturais tão importantes para a nossa cidade, valorizando, de forma lúdica e divertida, a história de São Pedro da Aldeia. A decoração vai estar nos totens na entrada da cidade, no palco e na matinê infantil na Praça Agenor Santos”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

As peças são uma composição de figuras icônicas carnavalescas ambientadas em espaços e elementos da memória local. Os trabalhos artísticos retratam a Casa da Flor, a Biblioteca Municipal Professor Cordelino Teixeira Paulo, o Canhão, a Casa dos Azulejos, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a Lagoa de Araruama, o Coreto e os Moinhos. Além dos banners, os espaços públicos do centro da cidade também vão ganhar ornamentação com serpentinas.

Foto: Renato Fulgoni

O processo de elaboração das peças envolveu a criação dos desenhos em aquarela pelo artista Flávio Rangel e a digitalização das artes finais, feitas pelo designer gráfico da Secretaria de Esportes e Lazer, Pedro Bulcão, em um trabalho que durou, aproximadamente, quinze dias.

Foto: Divulgação | Cultura

A abertura oficial da folia aldeense acontece nesta sexta-feira (21) com a passagem dos blocos “Deixa Amor”, no Boqueirão, “As Poderosas”, no Baixo Grande, e “Sou Tainha, Já Fui Piranha”, no Centro, além do show principal com o grupo Bateria Diferente no palco da Praça Agenor Santos (Praça da Matriz). A programação de shows vai contar, ainda, com apresentações de DJs, da Banda da Aldeia, Grupo No Hall, André Vianna e Raylane Mendes e Grupo Nada Igual, de sexta a terça-feira de carnaval, a partir das 21h30. Nos bairros e nas orlas das praias, a animação diurna será garantida durante quatro dias de Carnaval com o desfile dos blocos de rua.

Entre os destaques da programação do Carnaval estão, ainda, a matinê e o desfile do tradicional Bloco dos Bonecões, nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro, de sábado a terça-feira. Voltada ao público infantil, a matinê acontecerá das 18h às 20h, na Praça Agenor Santos, com atividades de recreação, pintura de rosto, concurso de fantasia, animação cultural e brincadeiras variadas. Já a passagem dos Bonecões está marcada para as 20h com concentração na Casa da Cultura, no Centro.

Confira a programação completa dos blocos e atrações musicais do “CarnAldeia” 2020:

• Domingo (16/02)

13h – Genérico Esporte e Lazer (São José)

• Sexta-feira (21/02)

20h – Deixa Amor (Boqueirão)

21h – As Poderosas (Baixo Grande)

23h – Sou Tainha, Já Fui Piranha (Centro)

Atração no palco da Praça Agenor Santos, no Centro: DJ e show da Bateria Diferente (a partir das 21h30)

• Sábado (22/02)

13h – Unidos da Pitória (Praia da Pitória)

15h – Esquenta na Folia (Praia da Pitória)

17h – Aperta que Dá (Praia do Sudoeste)