Defesa Civil aldeense atende ocorrências causadas por forte chuva

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia está em estado de atenção pelas próximas 24h devido às fortes chuvas que atingiram toda a região nesta segunda-feira (13). Até o momento, foram registradas 12 ocorrências, envolvendo desabamento parcial de residência, no bairro Vinhateiro, pontos de alagamento e queda de muro, no Poço Fundo. A precipitação pluviométrica atingiu 39,9 milímetros. Não há registros de pessoas feridas, desabrigadas ou desalojadas. Os agentes aldeenses podem ser acionados pelo número de emergência 199 ou no telefone 2621 6054.

“Recomendamos atenção nos locais suscetíveis a alagamentos crônicos e, se possível, permanecer em casa ou no trabalho durante a ocorrência de chuva forte. Pedimos que os moradores evitem sair de carro e transitar em ruas e avenidas alagadas; temos previsão de chuva para todo o dia”, destacou o coordenador-geral de Defesa Civil, Marcus Dothavio.

A Defesa Civil divulga, ainda, algumas orientações para o caso de situação adversa: não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de quedas; coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegia; revise a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado. É importante manter os móveis da casa em local acima do nível do chão e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de queda pelo vento.

Caso a residência apresente rachaduras, solicite uma vistoria da Defesa Civil para avaliação de riscos.