Defesa Civil promove projeto “Comunidades Preparadas” na Rua do Fogo

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia vai realizar o projeto “Comunidades Preparadas” no Residencial Quinta São José, do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Rua do Fogo. Com o objetivo de capacitar moradores para ações de preparação e resposta a desastres, a iniciativa acontece entre os dias 20 e 23 de agosto, das 19h30 às 21h30. As inscrições estão sendo feitas na administração do condomínio.

O diretor da Defesa Civil, Marcus Dothavio, falou sobre a iniciativa. “Nosso objetivo é preparar cerca de 500 moradores em oito comunidades para que possam agir e minimizar problemas comuns, que acontecem no cotidiano dessas localidades. Manteremos contato permanente com todas essas pessoas e esperamos que, ao final do curso, possamos contar com essa rede de voluntários nos momentos de adversidades que possam ocorrer em nosso município”, destacou.

Foto: Portal Defesa Civil

A programação vai oferecer um ciclo de palestras e abordará temas como noções básicas de Defesa Civil, redução de risco de desastres, primeiros socorros e preservação ambiental; percepção de riscos; comunidades e comportamento resiliente, lei do voluntariado e acidentes domésticos. A capacitação também dará instruções sobre como agir antes, durante e depois de eventos adversos, produtos perigosos e GLP (gás de cozinha) e Plano de Emergência Familiar.

Foto: Arquivo | Divulgação

As palestras contam com a parceria do Portal Defesa Civil. “A transformação das comunidades para uma cultura preventiva é fundamental para o crescimento sustentável da nossa sociedade. Projetos como este não só organizam, mas treinam as comunidades para eventos adversos que possam colocá-los em risco e, principalmente, abre a mente dos participantes para uma realidade que nem sempre é percebida no dia a dia. Com certeza eles sairão deste pequeno treinamento com outra visão da comunidade e da sua importância para ela”, destacou o presidente do Portal, Denis Veneno.

O Projeto “Comunidades Preparadas” busca ampliar o conhecimento da população em todas as etapas da gestão de risco, principalmente a prevenção. As palestras são ministradas por uma equipe multidisciplinar, formada por diversos profissionais. A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (FEMAMSPA).

Aqueles que tiverem interesse em promover o projeto em sua comunidade, igrejas e associações de moradores, entre outros espaços, devem entrar em contato com a Defesa Civil, no telefone 2621 6054.