Dia D de vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado (01)

Categorias

Dia D de vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado (01)

Neste sábado (01), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai realizar nas unidades de saúde o Dia D de vacinação contra o Sarampo, para pessoas de 6 meses a 59 anos que ainda não se imunizaram. A vacinação acontecerá das 8h às 13h, com exceção dos postos de Três Vendas e Centro/Mossoró. A Sala de Vacinas também atenderá o público para imunização no mesmo horário. No momento da vacinação, é necessário apresentar o Cartão do SUS e a caderneta de vacinação, caso possua. Após o Dia D de mobilização, os interessados terão até o dia 13 de março para procurar os postos de saúde.

foto: Jefferson Viana

Segundo o Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

foto: Jefferson Viana

“Essa intensificação vacinal é de 6 meses a 59 anos e é seletiva, quem tem duas doses, não precisa mais se imunizar. Se a pessoa não tem como comprovar em caderneta, pode procurar a unidade de saúde. Depois do dia D, a imunização segue nos postos até o dia 13 de março”, destacou a enfermeira supervisora, Tatiana Leal de Oliveira.

O Ministério, juntamente com as secretarias estaduais e municipais, está realizando a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade