Diretores escolares participam de reunião on-line sobre Educação Infantil durante a pandemia

O calendário escolar de Educação Infantil foi tema de uma reunião on-line entre profissionais da Secretaria de Educação e diretores de escolas da rede municipal de ensino, que trabalham com o segmento. O encontro discutiu o novo parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), de maneira específica e direcionada à Educação Infantil. A reunião, realizada por videoconferência nesta sexta-feira (21/05), foi conduzida pela coordenadora pedagógica Daiana Quintanilha.

Apesar de ainda não ter sido homologado, o parecer do CNE apresenta novos horizontes em relação à Educação Infantil neste momento de pandemia do coronavírus. Um deles é a possível flexibilização da frequência mínima de 60% da carga horária obrigatória, para reorganização, ainda que de forma mínima, do calendário de Educação Infantil. Essa medida só será tomada caso a quarentena se estenda por um tempo maior do que o previsto.

Outra possibilidade apresentada pelo CNE seria o desenvolvimento de materiais de orientação aos pais ou responsáveis com atividades educativas de caráter lúdico, recreativo, criativo e interativo, para serem realizadas com as crianças em casa, de forma a evitar retrocessos cognitivos e físicos dos alunos enquanto durar a quarentena. A Secretaria Municipal de Educação já está se mobilizando nesse sentido, com uma estratégia de mini gráfica para distribuir o material aos alunos da rede municipal.

A coordenadora pedagógica, Daiana Quintanilha, afirma que os conteúdos não presenciais serão trabalhados para o desenvolvimento da criança, com atividades bem direcionadas e práticas, com o objetivo de estimular os alunos. “Acrescentamos algo nessa reunião bem importante sobre as atividades para creches e a educação infantil. O material também será oferecido para esses alunos através de kits impressos, só que não será contada carga horária, já que essa se refere a uma fase em que a criança precisa ter a aula presencial”, explica.

A reunião on-line também contou com a participação do secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft. Durante o encerramento, foi comunicado que os encontros virtuais serão cada vez mais frequentes para que os profissionais da Educação possam buscar respostas que melhor atendam os alunos da rede municipal.