Diretoria de Transportes divulga calendário de vistoria anual dos táxis e escolares

Categorias

Diretoria de Transportes divulga calendário de vistoria anual dos táxis e escolares

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio Diretoria Municipal de Transportes, divulgou o calendário de vistoria obrigatória para os automóveis escolares e táxis do município, referente ao exercício de 2020. No caso dos táxis, a inspeção será feita entre os dias 23 de março e 30 de abril. Para os veículos escolares, a vistoria será realizada em dois períodos: no primeiro semestre, de 02 a 20 de março; e no segundo semestre, de 06 a 17 de julho, para todos os coletivos de numeração 401 a 460. Os condutores titulares ou motoristas auxiliares autorizados devem comparecer à sede da Diretoria de Transportes, situada na Avenida Francisco Coelho Pereira, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para a apresentação dos documentos exigidos, verificação de sua situação cadastral e marcação prévia da vistoria.

A vistoria municipal periódica tem como objetivo, além da atualização dos documentos, a verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, como cintos de segurança, extintor de incêndio, velocímetro, lanternas, faróis, freios, para-choques, pneus, entre outros itens. Além das exigências previstas no Código de Trânsito Brasileiro, os veículos deverão atender aos padrões técnicos, de segurança, higiene e conforto para a exploração da atividade, tanto para táxis quanto para os escolares. Somente será considerado aprovado o veículo que se mostrar em condições de prestar bom serviço à população.

Para a realização da vistoria será exigido o pagamento de uma taxa de fiscalização, além do “Nada Consta”, da Secretaria de Fazenda, referente ao pagamento de possíveis multas aplicadas. No caso dos táxis, também será requerida a Certidão Negativa de Débitos do ISSQN; cópia do certificado de registro do veículo (CRV) e do certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) do ano vigente, expedido pelo DETRAN/RJ; e a cópia de certificado de vistoria do GVN, se instalado. Os veículos devidamente registrados e vistoriados receberão o selo 2020, que deverá ser afixado na parte interna dos automóveis, de forma visível.

Cerca de 260 táxis estão cadastrados para o exercício da atividade no município. De acordo com o calendário de vistoria deste ano, de 23 a 27 de março serão atendidos os carros com autonomia de 001 a 050; de 30 de março a 03 de abril os táxis de 051 a 100; de 06 a 10 de abril os veículos de número 101 ao 150; de 13 a 17 de abril os automóveis de 151 a 200; de 20 a 24 de abril aqueles com número de ordem de 201 a 250 e, encerrando o período, de 27 a 30 de abril os táxis de 251 ao 267.

Para os coletivos que operam com transporte de escolares, a vistoria é realizada de forma semestral. Todos os automóveis de numeração 401 a 460 devem passar pela inspeção no primeiro semestre, de 02 a 20 de março, e no segundo semestre, entre os dias 06 e 17 de julho. Aproximadamente 40 veículos são cadastrados e possuem autorização para atuar nesta modalidade.

No ato da inspeção, os condutores licenciados deverão comparecer à garagem municipal, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade, com seus veículos, dentro do prazo previsto pelo calendário, mediante prévio agendamento. Visando a organização do processo, serão atendidos 12 veículos por dia.

A vistoria semestral do transporte escolar é prevista pela Lei n° 1.710 de 27 de maio de 2003. Já a inspeção anual de veículos automotores especialmente destinados à condução coletiva de passageiros da categoria de Aluguel – Táxi – está estabelecida pela Lei n° 2.533 de 10 de abril de 2014. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade