Dúvidas frequentes: nova forma de acesso da plataforma

Desde o dia 1º de junho, a plataforma tecnológica de Ensino de São Pedro da Aldeia teve seu acesso restrito apenas aos alunos da Rede Municipal. A medida é uma das orientações de um conjunto de diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado no dia 29 de maio pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse conjunto sugere que sejam buscadas alternativas para se minimizar a necessidade de reposição presencial de dias letivos, a fim de permitir que seja mantido um fluxo de atividades escolares aos estudantes enquanto durar a situação de emergência. A restrição de acesso a plataforma foi iniciada após o parecer do Conselho Municipal de Educação (CME), que regulamenta as atividades não presenciais no período de suspensão emergencial de aulas em virtude da pandemia do COVID-19.

Agora, não basta mais que o aluno da Rede Municipal de Ensino Aldeense acesse. A Secretaria de Educação deve ter o conhecimento de quem está acessando, qual a escola ele está matriculado e qual a série ele está atuando. Todas essas informações serão analisadas pela equipe de estatísticas, que irá realizar a validação, semanalmente, para saber se aquela pessoa cadastrada corresponde àquela série ou turma.

Além da identificação do aluno, a plataforma possui um campo para visitantes. A medida foi tomada a partir do levantamento que constou um número considerável de acessos vindos de outros estados e até mesmo países.