Foi encerrado, nesta terça-feira (08), o curso de Bonecos de Meia no Horto Escola Artesanal, em São Pedro da Aldeia. Com a presença das alunas e da instrutora Kátia Carvalho, o último dia de encontro foi marcado por muita confraternização entre as turmas, entrega de certificados e exposição de trabalhos. Ao todo, 20 mulheres foram capacitadas no curso gratuito de artesanato. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca.

Foto: Jefferson Viana

Durante as aulas práticas, as alunas aprenderam as técnicas básicas de simetria, costura à mão, corte, colagem, bordado, desenho livre, aplicações e revestimento. Com turmas todas as terças-feiras pela manhã e tarde, o curso recebeu inscrições de mulheres de diferentes perfis, de donas de casa a artesãs já atuantes no mercado.

Foto: Jefferson Viana

“Algumas vieram se reciclar e aprender um artesanato novo, outras tiveram contato pela primeira vez. Fiquei muito satisfeita porque não é um curso tão fácil, mas elas se saíram muito bem. Tivemos alunas que, inclusive, conseguiram vender peças logo depois da primeira aula e outras que estão conseguindo aproveitar a ideia para outros trabalhos, como terapias ocupacionais com crianças e em ações sociais em comunidades e igrejas. A nossa ideia foi mostrar que é possível disponibilizar um tempo livre para fazer algo que agrade a pessoa e que pode complementar a renda da família”, destacou a instrutora do curso, Kátia Carvalho.

Foto: Jefferson Viana

Além da produção em sala de aula, as alunas receberam tarefas de casa e, ao final, puderam mostrar o resultado do trabalho. A exposição de artesanato contou com cerca de 50 peças artesanais, entre bonecas, naninhas, chaveiros, bichinhos e enfeites em geral.

Foto: Jefferson Viana

A confeiteira Maria José de Andrade foi uma das alunas formadas no curso livre. “Eu sempre gostei de costurar, faço pesos de porta e trabalho também com crochê, mas foi a primeira vez que tive contato com esse tipo de artesanato. Eu não tinha muita prática em certos tipos de ponto, mas a professora ensinou muito bem, foi muito dedicada e teve muita paciência com a gente. Achei incrível, estou muito feliz e já estou com encomenda de 15 chaveirinhos de corujinha de meia. Só tenho que parabenizar o Horto Escola e a Prefeitura por ter nos dado essa oportunidade”, destacou moradora da Rua do Fogo.

Foto: Jefferson Viana
Fechar Acessibilidade