Encontro de “Educação do Campo” resgata memória rural de São Pedro da Aldeia

Categorias

Encontro de “Educação do Campo” resgata memória rural de São Pedro da Aldeia

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou o terceiro encontro do curso “Educação do Campo”, destinada aos profissionais atuantes na rede municipal de ensino. A qualificação acontece no Centro de Formação Continuada (CEFOR), no bairro Nova São Pedro, e tem como tutor o professor Ubirajara Ramos. O encontro do mês de agosto abordou o tema “Resgate da memória rural” e foi ministrado pelo pesquisador Geraldo Ferreira.

Foto: Jefferson Viana

 A “Educação no Campo” é uma modalidade que ocorre em locais denominados rurais. O tutor do curso, Ubirajara Ramos, falou sobre a iniciativa. “Preservar a memória rural do nosso município é o principal papel da Educação do Campo e é justamente através do nosso curso que temos a oportunidade de passar esses conhecimentos para os nossos professores, para que eles repassem aos alunos essa importância de manter a memória rural aldeense”, destacou.  

Foto: Jefferson Viana

 Durante o encontro, o pesquisador Geraldo Ferreira falou sobre seu livro “São Pedro da Aldeia 400 anos”, que narra a história do município, desde a fundação da Aldeia, em 1617, até os dias atuais. Cada cursista recebeu um exemplar do livro, autografado pelo autor, e um marcador de texto com o nome do curso. O tutor da formação, Ubirajara Ramos, também palestrou sobre a temática, falando sobre as tradições, a agricultura, o café e a cultura rural local.

Foto: Jefferson Viana

 “O processo histórico de ocupação da área rural do nosso município desempenha um papel da maior relevância para a compreensão da formação de uma cultura característica do homem do campo, com usos, costumes, tradições, culinária, crenças e valores próprios. Resgatar, preservar e divulgar a nossa cultura é responsabilidade de cada um de nós, pois é através dela que nos reafirmamos como cidadãos aldeenses, conscientes dos nossos valores e do nosso papel na sociedade”, afirmou o pesquisador Geraldo Ferreira.

Foto: Jefferson Viana

 Na ocasião, a cursista e proprietária de uma Casa de Farinha no bairro Retiro, Andreia Porto, fez uma doação de solas fabricadas no local e proporcionou um lanche no intervalo do curso. “Esse momento teve tudo a ver com o tema do encontro, porque a Casa de Farinha é algo que tem que ser resgato, tendo em vista que tínhamos mais de 40 casas em São Pedro da Aldeia e hoje temos apenas três”, comentou o tutor, Ubirajara Ramos.   

 A professora da Escola Mz. José Guimarães, Marcia Cristina Pastor, falou sobre a importância do curso. “Esse encontro ministrado pelo tutor Ubirajara Ramos e mediada pelo palestrante, senhor Geraldo Ferreira, foi magistral; ambos, com amplo conhecimento histórico e sociológico de São Pedro da Aldeia, nos deram uma aula, nos lembrando da importância de valorizar não só a beleza da cidade, mas também de sermos mais ativos no que diz respeito à valorização da terra e do meio ambiente, como a implementação de hortas nas escolas para as crianças, incentivando-as desde pequenas a valorizar a terra ativamente e, ainda, a ter uma alimentação saudável”, disse.

Foto: Jefferson Viana

 As escolas participantes da formação, representadas por professores, são E. M. Jamila Motta da Silva e E. M. Dulce Jotta Mendes, ambas no bairro São João; E. M. Rubem Arruda Câmara e E. Mz. Adalgiza da Silva Lobo, ambas no Morro do Milagre; E. M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, na Estação; E. M. Jardim Primavera, localizada em bairro de mesmo nome; E. M. Profª Maria da Glória Santos Mota, em Praia Linda; E. Mz. Retiro, em bairro de mesmo nome; E. Mz. José Guimarães, no Porto da Aldeia; E. M. Aurelino Martins dos Santos, na Colina; E. Mz. Paulo Roberto Marinho, em São Matheus; E. M. Dr. Plínio de Assis Tavares, em Pau Ferro; E. M. Vinhateiro, em bairro de mesmo nome; E. M. Luiza Terra de Andrade, no Campo Redondo; E. Mz. Elízio da Costa Moreira, em Três Vendas; E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol; E. M. Barnabé Mariano de Souza, na Cruz; e Creche M. C. Dona Chica, no Morro do Milagre. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade