Equipe do 1º segmento realiza formação com alunos da rede estadual

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria do 1º Segmento do Ensino Fundamental, realizou o encontro da Formação e Aperfeiçoamento Docente (FORMAD), nesta sexta-feira (20), para os alunos normalistas do 2º ano do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré, no Centro. As formações foram de Matemática e Linguagem. As professoras das turmas, Walkíria Moura e Paula Karina, acompanharam a formação. Cerca de 60 estudantes participaram das atividades.

Foto: Lílian Souza

A coordenadora do 1º Segmento e formadora, Vânia Gonçalves, falou sobre a iniciativa. “A equipe recebeu o convite para levar um pouco do FORMAD, que acontece mensalmente com os professores da rede municipal de São Pedro da Aldeia, para as normalistas do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré. Ficamos felizes por poder compartilhar com os futuros professores de nossa rede as estratégias lúdicas para se trabalhar o Letramento Matemático e de Língua Portuguesa. Acreditamos que é preciso levar para sala de aula estratégias para despertar em nossos alunos o prazer de estar em sala, pois vivemos em um era digital”, disse.

Foto: Lílian Souza

A formação trabalha práticas pedagógicas e estratégias de ensino que são eficazes para o desenvolvimento de habilidades dos alunos. Durante o encontro, os cursistas participam de dinâmica motivacional, letramento literário, oficinas de jogos e estratégias, entre outras atividades.

Foto: Lílian Souza

Para a aluna do 2º ano, Aila Amorim, foi uma manhã de grande aprendizado, não só para o momento presente, mas também para o futuro. “Somos futuros professores e entendemos a importância do lúdico. A Secretaria Municipal de Educação é um apoio para a gente. Tivemos muitas ideias de materiais para nossa docência e para o dia a dia. Quanto mais currículo se tem, maior é o aprendizado que o professor tem para um melhor resultado”, comentou.

Foto: Lílian Souza

De acordo com o formador de R2, Jardel dos Santos, a formação continuada é de grande relevância para uma prática que leve a uma aprendizagem significativa. “Foi uma oportunidade de mostrar aos alunos do curso normal, do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré, diferentes estratégias para consolidar o letramento de Língua Portuguesa e Matemática. Tudo que levamos para os futuros professores tem sido construído nos nossos cursos de formação ministrados para os professores da nossa rede municipal”, explicou.

Foto: Divulgação | SEMED

A pauta do encontro contou, ainda, com jogos pedagógicos, estratégias de ensino nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática, alfabetização e letramento literário “Dez casas e um poste que Pedro fez”, de Hermes Bernardes, além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Foto: Divulgação | SEMED
Foto: Lílian Souza

Os formadores de R1 foram Cristina Regueira, Valma Marins e Jucélia Rodrigues. Os formadores de R2 foram Vânia Gonçalves, Juliana Carvalho e Jardel dos Santos.