Equipes de Assessoramento Pedagógico da SEMED participam de reunião de trabalho

Os inspetores, orientadores e supervisores das unidades escolares da rede municipal de São Pedro da Aldeia participaram de uma reunião com a equipe de Assessoramento Pedagógico, formada pela Inspeção Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica. O encontro aconteceu no Centro de Formação Continuada (CEFOR) e foi conduzido pelos coordenadores dos setores.

Foto: Lílian Souza

O encontro da Inspeção Escolar abordou assuntos como termos e súmulas, padronização do documento para 2020, ata do conselho de classe do 3º trimestre, perfil de resultado final, déficit de aulas e carências de professor, além da carga horária.

Foto: Lílian Souza

“A equipe de Inspeção Escolar está finalizando o ano letivo 2019 e já organizando o ano letivo 2020. Estamos buscando o melhor para nossa rede municipal de ensino, tendo sempre por foco o aluno. O encontro de novembro também foi um momento de agradecimento à equipe por todo trabalho desenvolvido nas unidades escolares”, disse a coordenadora do setor, Bianca Araújo.

Já a pauta de Orientação Pedagógica incluiu a apresentação de novos efetivos, entrega de termos e súmulas de visita, além de informes pertinentes ao setor e carga horária. A ocasião marcou a primeira reunião de Camila Amorin como coordenadora do setor. “Conseguimos pontuar alguns assuntos relevantes na prática enquanto orientadores educacionais. Foi o primeiro encontro que estive a frente da equipe como coordenadora; foi um momento de bastante expectativa, com uma pauta bem esclarecedora. Estou confiante que vamos dar continuidade ao que já estava sendo feito, realizando um trabalho de excelência, visando o melhor para educação de São Pedro da Aldeia”, comentou.

Os profissionais participaram de um momento de direcionamento de equipe, que abordou “O papel do orientador educacional no fechamento do ano letivo”, ministrado por Diogo Souza.

Foto: Lílian Souza

A orientadora educacional da E. M. José Teixeira Paulo, Adriana Vieira, falou sobre a reunião. “O encontro foi muito proveitoso, com momentos de troca de informação, capacitação e comemoração do aniversário da coordenadora Camila. A formação com Diogo esclareceu dúvidas e direcionamento do papel do orientador na unidade de ensino”, afirmou.

A orientadora da E. Mz. Lucinda Franciscone de Medeiros, Vânia Gonçalves, também comentou sobre o encontro. “O dia a dia é bastante corrido, cheios de atribuições e desafios, mas, mesmo assim, a Orientação Educacional viveu um momento de confraternização maravilhoso para parabenizar a coordenadora Camila, que completou mais um ano de vida. Percebemos que não somos apenas colegas de trabalho, mas sim uma equipe fortalecida pela união”, salientou.

Foto: Lílian Souza

O encontro com os supervisores pedagógicos falou sobre alinhamento para o trabalho, conselho de classe e fechamento do ano letivo, composição atual da carga horária e reunião com a Coordenação de Avaliações Internas e Currículos. Os supervisores compartilharam experiências, fizeram a leitura compartilhada e participaram de uma roda de conversa com o psicanalista Fábio Ismério.

Foto: Lílian Souza

Segundo o coordenador Jucelino Ramalho, o setor de Supervisão está em um momento de suma importância para a rede, que é o fechamento de mais um ano letivo. “Nossa reunião teve como principal objetivo, o alinhamento do trabalho da equipe, ajustando pontos relevantes nesse momento. Ao final do encontro, participamos da roda de conversa, que de forma descontraída e agradável, nos levou a refletir sobre como as pequenas ações e decisões diárias interferem diretamente na nossa vida pessoal e por consequência, em nosso trabalho”, destacou.

Foto: Divulgação | SEMED