Escolas municipais realizam atividades especiais na Semana de Educação Inclusiva

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia encerra nesta quinta-feira (24) a VI Semana de Educação Inclusiva, que abordou o tema “Por uma escola e um mundo para todos”. O evento foi uma realização da Coordenação de Educação Inclusiva e contou com atividades nas unidades escolares e no Centro de Formação Continuada (CEFOR).

Foto: Divulgação| SEMED

A coordenadora do setor, Simone Soares, falou sobre a realização do evento. “A VI Semana de Educação Inclusiva tem o objetivo de repensar as práticas de propostas educacionais e inclusivas na rede pública municipal de ensino, bem como divulgar e consolidar o que já vem sido construído nessas escolas. Dia 21 de outubro foi o dia D do que já vem acontecendo nas unidades, dia de divulgá-las e utilizarmos a mídia positiva para que esse trabalho possa ser despertado em outras instituições no âmbito da educação”, disse.

Foto: Divulgação| SEMED

No primeiro dia de programação, várias atividades foram realizadas nas unidades escolares. Palestras, jogos adaptados para alunos, dinâmicas, oficinas e encontros de pais, entre outras ações destinadas aos estudantes e comunidade escolar, fazem parte do cronograma de ações.

Foto: Divulgação| SEMED

Na Creche Municipal Tia Fátima, no bairro Campo Redondo, foi realizado um trabalho de coordenação motora fina, percepção, cores primárias e figuras geométricas, além de oficinas para alunos com dificuldades na fala. Já na E. M. Profª Maria Celeste de Campos, no Baixo Grande, todos os alunos foram envolvidos nas atividades no pátio da unidade. Na programação, exibição de vídeo, peça teatral, música, exposição de fotos com alunos inclusos e apresentação das turmas 300 e 301, com a canção “Ninguém é igual a Ninguém”.

Foto: Divulgação| SEMED

A E. M. Flonete Alexandrino da Silva, no bairro Poço Fundo, preparou atividades em sala de aula e na sala de recursos, com a utilização de jogos. A culminância foi um encontro com os pais dos alunos inclusos, que se encerrou com um musical apresentado pelos estudantes do 3º ano. Já na E. M. Jardim Primavera, localizada em bairro de mesmo nome, a programação contou com a presença dos pais e responsáveis. Exibição de vídeo, conversa sobre atitudes gentis, momento de reflexão e dinâmicas fizeram parte do evento, que foi finalizado com uma amostra de atividades realizadas pelas cuidadoras de alunos especiais.

Foto: Divulgação| SEMED

O miniprojeto da E. M. Manoel Martins Teixeira, em Sapiatiba, contou com vídeo sobre inclusão, participação das auxiliares de aluno especial compartilhando suas vivências com alunos inclusos, vôlei adaptado, brincadeiras, desenhos utilizando o lápis na boca, exposição de mural e cartaz feitos pelos alunos, entre outras atividades. Na Escola Mz. Adalgiza da Silva Lobo, no bairro Morro do Milagre, foram realizadas atividades com os alunos, visando a inclusão dos estudantes especiais.

Foto: Divulgação| SEMED

Na E. M. José Teixeira Paulo, no Balneário, as atividades da Educação Inclusiva tiveram início com vídeos educativos, roda de conversa, debate sobre o tema e brincadeiras retratando as múltiplas deficiências. O evento deu prosseguimento com reunião com os cuidadores e a devolutiva de jogos confeccionados por eles junto com os professores, solicitados pela orientadora educacional, Adriana Vieira.

Foto: Divulgação| SEMED

A diretora da E. M. de Educação Infantil Gracinéa Rodrigues dos Santos, em Praia Linda, Verônica Leite, falou sobre as ações na unidade. “Nossa Escola é um espaço democrático que está sempre aberto e preparado para receber todos os alunos. A inclusão é um direito garantido por lei e a nossa instituição procura desenvolver e ampliar o universo de aprendizagem dos nossos estudantes inclusos”, afirmou.