Estudantes da rede municipal participam da gincana “De Olho no Óleo”

Categorias

Estudantes da rede municipal participam da gincana “De Olho no Óleo”

A Secretaria de Educação de São Pedro de Aldeia, em parceria com a Concessionária Prolagos promove a Gincana “De Olho no Óleo”, destinada aos alunos do Segundo Segmento da rede municipal de ensino. O objetivo da competição é estimular os estudantes a arrecadar óleo de cozinha usado. A gincana terá início no dia 01 de setembro.

A divulgação da turma vencedora acontecerá em 17 de setembro, em cerimônia especial realizada na instituição de ensino, e contará com a apresentação do espetáculo teatral “Prenúncio”. A turma vencedora da Gincana “De Olho no Óleo” será contemplada com uma visita-passeio ao Museu do Amanhã, no município do Rio de Janeiro, em data a ser definida.

A diretora da E. M. Antônio Vaz da Silva, Denise Alves, falou sobre o projeto. “Quando recebemos a proposta de participar da gincana, logo abraçamos a ideia e já iniciamos a campanha com os professores, os alunos e também os familiares. Temos que formar essa consciência ecológica em nossos alunos, porque o futuro vai depender deles. Cada um de nós deve fazer nossa parte”, disse.

As unidades escolares participantes da iniciativa são E. Mz. Paineira, no bairro Balneário; E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João; E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda; E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol; E. Mz. Retiro, localizada embairro de mesmo nome; e E. Mz. Capitão Costa, na Cruz. 

Reunião sobre a organização da Gincana com a equipe da Prolagos e da SEMED
Foto: Divulgação | SEMED

O projeto “De Olho no Óleo” tem o objetivo de conscientizar estudantes da rede pública municipal sobre a coleta correta do óleo de cozinha usado em casa. A iniciativa visa educar crianças e familiares sobre os danos que o produto causa quando é despejado incorretamente na rede de esgoto, como o entupimento dos canos da rede e a atração de pragas que podem causar doenças. O óleo encrustado nos encanamentos dificulta, ainda, a passagem das águas pluviais e causa o extravasamento de água na rede de esgoto e o seu entupimento, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento. Por ser menos denso que a água, o óleo fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio, causando a morte de várias espécies aquáticas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade