Formação com professores de Língua Portuguesa aborda processo de escolha do livro didático

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria do 2º Segmento do Ensino Fundamental, realizou o 5º encontro de Coordenação e Formação de Língua Portuguesa. Realizadas no Centro de Formação Continuada (CEFOR), as capacitações acontecem de forma mensal com os professores da disciplina, do 6º ao 9º ano. Com o tema “Ressignificando o ensino de Língua Portuguesa, à luz da BNCC: Estratégias para a prática pedagógica”, a capacitação apresentou o material didático aprovado pelo MEC. O encontro contou com a participação de 32 cursistas, além da presença da supervisora escolar Jana Branco.

Foto: Lílian Souza

O encontro foi dividido em três momentos; no primeiro, foram repassadas às informações e boas-vindas ao cursistas.Em seguida, foi feita a apresentação do material didático e conversa com os representantes das editoras com obras aprovadas pelo MEC. Ao final, os cursistas realizaram uma análise das obras, debate, registro individual da análise, escolha do livro didático e assinatura da ata.

Foram esclarecidas as dúvidas referentes à escolha do livro didático. Cada representante de editora teve 20 minutos de explanação do material. Após esse momento, foi solicitado que os professores, com argumentos fundamentados na análise do material expusessem sua opinião aos colegas. Um quadro para registro da análise foi preenchido pelos cursistas, seguido pela assinatura dos docentes na ata, legitimando seus votos.

Foto: Lílian Souza

Segundo a coordenadora, Cristina Braga, no quinto encontro, privilegiou-se a discussão sobre o material, a análise das obras e a escolha do livro didático. “Concluindo a formação, parabenizei a todos pelo processo de escolha do livro didático – de forma democrática, transparente e reflexiva”, disse.

Foto: Lílian Souza

A Coordenação do Segundo Segmento é organizada por áreas, com suas respectivas coordenações nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Educação Artística e Educação Física, que realizam seus encontros de coordenação e formação todos os meses.

Comentários estão desabilitados

Fechar Acessibilidade