Grupo Escoteiro aldeense abre inscrições para novos membros neste sábado (07)

O Grupo Escoteiro de São Pedro da Aldeia (GESPA) vai abrir, neste sábado (07), das 14h às 17h, inscrições para novos membros. Os atendimentos serão realizados na sede da unidade escoteira, que funciona todos os sábados, no Horto Escola Artesanal. É necessário comparecer com calçado esportivo e roupa confortável. As vagas são destinadas a pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças a partir de seis anos e meio de idade, até adultos ou idosos. Crianças menores de idade devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Foto: Divulgação GESPA

Com o apoio da Prefeitura da cidade, o movimento promove, semanalmente, diversas atividades educativas e práticas ao ar livre. “Ficamos muito felizes em apoiar o GESPA. É um movimento que trabalha muito as questões do civismo, de conduta, da valorização dos símbolos nacionais, estaduais e municipais, do respeito à hierarquia e traz a criança para uma vivência com o meio ambiente, de forma lúdica e educativa. São atividades que trabalham não só a relação com a natureza, mas o trabalho em grupo, o convívio social e a competição saudável”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu.

Foto: Ryu Rodrigues (Arquivo)

A participação de crianças e jovens é dividida entre os segmentos Lobinho (de 6,5 até 10,5 anos); Escoteiro (de 10,5 até 14,5 anos); Sênior/Guia (de 14,5 até 17,5 anos) e Pioneiro (de 17,5 anos até 21 anos). Mães, pais, avós, familiares ou qualquer adulto a partir de 21 anos também pode se inscrever como colaborador voluntário. Para se inscrever, é necessário o pagamento de uma taxa.

Foto: Divulgação GESPA

“As inscrições ficarão abertas até o preenchimento de todas as vagas disponibilizadas. São, aproximadamente, 50 vagas. Neste primeiro contato, gostaríamos de expressar nossa alegria em contar com a participação das famílias em nosso Grupo Escoteiro. Esperamos que possam se sentir bem em nosso ambiente e que logo se sintam parte de nossa grande família escoteira”, disse o diretor presidente do GESPA, Walner Ornelas.

Foto: Ryu Rodrigues (Arquivo)

De caráter voluntário, o movimento conta atualmente com 117 escoteiros, entre crianças, jovens e adultos, que se reúnem todos os sábados para a realização de atividades em grupo, como trilhas, jogos e outras práticas voltadas ao desenvolvimento físico, moral e intelectual. Baseados na chamada Lei Escoteira, os ensinamentos e métodos aplicados priorizam o trabalho em equipe, a proteção à natureza e a educação em valores, como cidadania, respeito, honra, lealdade, disciplina, responsabilidade social, altruísmo e autoconfiança.

Foto: Ryu Rodrigues (Arquivo)

O 155 Grupo Escoteiro São Pedro da Aldeia é associado à União dos Escoteiros do Brasil, inserido na gestão Rio de Janeiro. O movimento aldeense tem atividades todos os sábados, das 14h às 17h, em sua sede, que funciona no Horto Escola Artesanal, na Rodovia Amaral, km 107, no bairro Balneário das Conchas. Mais informações podem ser obtidas pelo número (22) 99736-3447 (Walner Ornelas).