Guarda Ambiental aldeense participa de fiscalização à barragem de Juturnaíba

A Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia participou de uma vistoria técnica na barragem de Juturnaíba, localizada entre Silva Jardim e Araruama. A ação fiscalizatória foi executada por uma empresa terceirizada pela Prolagos e contou com a presença do Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entre outras autoridades.



De acordo com o comandante da Guarda Ambiental, Roselito Santos, durante o encontro algumas medidas ficaram definidas.

“Nós participamos dessa vistoria a pedido do secretário de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Luciano Pinto, outros órgãos também estiveram presentes e algumas ações foram estipuladas pelo Ministério Público Federal. Houve a determinação de que toda a vegetação do entorno da barragem seja retirada para um melhor escoamento das águas. Sobre a avaliação, a concessionária de água e esgoto Prolagos terá que apresentar em seu portal da transparência um laudo técnico em 10 dias e outro em 30 dias”, pontuou o comandante.



A barragem de Juturnaíba foi construída em 1982 na reserva ecológica de Poço das Antas, entre Silva Jardim e Araruama. O reservatório tem 43 quilômetros quadrados de superfície de água e, em alguns pontos, chega a 12 metros de profundidade. O local é responsável pelo abastecimento dos municípios da Região dos Lagos. 


]]>

Deixe um comentário

Fechar Acessibilidade