Guardas municipais e ambientais aprovados em concurso tomam posse em São Pedro da Aldeia

Guardas municipais e ambientais aprovados em concurso tomam posse em São Pedro da Aldeia

Novos agentes vão fortalecer efetivo municipal na ordem e segurança pública

As áreas de segurança pública e meio ambiente em São Pedro da Aldeia ganharam importantes reforços com a chegada de 23 novos guardas municipais e oito guardas ambientais aprovados em concurso público. Os profissionais tomaram posse nesta quinta-feira (15), em cerimônia restrita no Cine Estação, no Centro da cidade. Os novos agentes foram recebidos por suas respectivas chefias diretas e pela equipe de RH da Prefeitura. Além da assinatura do termo de posse, os profissionais receberam o certificado de conclusão do Curso de Formação.

Profissionais assinaram o termo de posse e receberam o certificado do Curso de Formação
Foto: Ricardo Cox

Representando o prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, deu as boas-vindas aos novos profissionais, que chegam para reforçar as forças de segurança do município. “É muito importante que esses novos profissionais sejam agentes transformadores da sociedade, através da qualidade e da competência profissional de cada um, porque não é só punindo que se resolve, mas também educando. O trabalho das Guardas é árduo e fundamental para a manutenção da segurança e da ordem no município. É com muita alegria que recebemos essa nova equipe e a gente espera que cada um possa desempenhar o seu trabalho com orgulho e dedicação”, disse.

Foto: Ricardo Cox

O prefeito Cláudio Chumbinho, que não pôde comparecer à cerimônia de posse, fez questão de receber em seu gabinete alguns dos novos guardas concursados e falar pessoalmente aos novos servidores sobre a importância do trabalho deles à população aldeense. “Queria pedir que vocês tivessem um carinho muito grande pela nossa população, pois estamos investindo em segurança porque sabemos como isso é importante para a qualidade de vida dos aldeenses”, frisou o prefeito.

O prefeito Cláudio Chumbinho recebeu alguns dos novos agentes em seu gabinete
Foto: Ricardo Cox

Investimento em Segurança Pública

Na oportunidade, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, reforçou o investimento na área de Segurança Pública no município, que tem sido uma prioridade da administração pública municipal.

O secretário da pasta, Jorge Ribeiro, falou sobre os investimentos feitos em prol da GA
Foto: Ricardo Cox

Entre as principais conquistas já obtidas pela Guarda Municipal (GA) estão a criação do vale-uniforme e da Carteira Funcional; a realização do Concurso Público, em 2014; a criação do grupamento de operações táticas; a Lei 2.676/2016, que criou a gratificação de atividade de segurança pública da Guarda Municipal (GASP); a Lei 2.770/2018, que criou a Ouvidoria e a Corregedoria da GA; e a Lei Complementar nº 154/2018, que autoriza o porte de armas não letais e o uso de coletes balísticos pelos agentes municipais.

Foto: Ricardo Cox

“Além de trazer o incentivo das grandes empresas, o prefeito Cláudio Chumbinho se preocupou muito com a Segurança Pública, porque quando o município cresce, infelizmente o índice de violência tende a aumentar também. Em 2014, encontramos uma Guarda Municipal desestimulada, com apenas duas viaturas em estado precário, que foram doadas pela Polícia Militar. Hoje, a Guarda Municipal já dispõe de novos equipamentos e veículos, incluindo os coletes balísticos, que foram outras grandes conquistas para a corporação”, destacou Jorge.

Novos servidores públicos da GM e da GA foram recepcionados no Cine Estação
Foto: Ricardo Cox

Por meio de convênio com o Ministério da Justiça em 2014, a Guarda Municipal aldeense passou a contar com mais duas viaturas, uma motocicleta, seis pistolas “spark”, quatro rádios e uma base repetidora, além de 43 coletes balísticos com capas individuais e de novos materiais para sinalização de trânsito, adquiridos com recursos da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Também foram adquiridas outras três viaturas e mais quatro novas motocicletas equipadas com sirene, giroflex e baú, totalizando 12 veículos em condições dignas para dar suporte ao trabalho dos agentes no atendimento às mais diversas ocorrências.

Foto: Ricardo Cox

Outra novidade apresentada aos novos agentes foi a construção de um novo Destacamento da Guarda Municipal, que está sendo realizada por meio de uma parceria público-privada. A nova sede está sendo construída no bairro Nova São Pedro e vai contar, ainda, com uma central de monitoramento, com câmeras instaladas em pontos estratégicos do Centro da cidade.

Sonho realizado

Recém-empossado, Francisco Luis Dias é morador do bairro Balneário São Pedro há 15 anos. Para ele, que passou por sua primeira aprovação em concurso, o ingresso no serviço público como Guarda Municipal era um sonho antigo. Aos 62 anos, o ex-Cabo Fuzileiro Naval se tornou um símbolo de superação entre os novos agentes, chegando a ganhar o apelido carinhoso de “xerife-mor”.

Aos 62 anos, Francisco Luis comemorou a posse como Guarda Municipal
Foto: Ricardo Cox

“Minha paixão pela Segurança Pública vem de muitos anos. Ser Guarda Municipal era meu grande objetivo e com a experiência militar e de vida que eu tenho, acredito que vou poder contribuir muito e auxiliar os meus colegas. Esse cargo representa uma mudança radical na minha vida; eu não tinha emprego fixo, trabalhava como motorista de aplicativo e fazia todo e qualquer tipo de serviço para garantir a minha subsistência, da minha família, dos meus filhos e dos meus netos. Estar aqui hoje é motivo de orgulho e a minha expectativa para começar a trabalhar é muito grande”, conta.

Ao lado dos novos colegas, Francisco também recebeu as boas-vindas do prefeito Cláudio Chumbinho
Foto: Ricardo Cox

De Araruama, Carla dos Santos foi uma das quatro candidatas à Guarda Municipal aprovadas e convocadas para a posse. “Ser funcionária pública sempre foi um sonho e a Segurança Pública é uma área que eu me identifico muito. Fui Guarda-Parque do INEA por cinco anos e continuei tentando outros concursos. Para Guarda Municipal, foi a primeira vez que me candidatei e ter recebido a notícia da convocação foi maravilhoso. Foi uma luta muito grande até chegar a esse momento e espero poder somar”, disse.

Carla dos Santos é a mais nova representante feminina na Guarda Municipal aldeense
Foto: Ricardo Cox

Morador do bairro Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia, Jackson Sodré foi um dos oitos guardas ambientais empossados. “Cheguei a passar por outros concursos, mas o meu foco era o concurso de São Pedro da Aldeia. Sou formado em gestão ambiental e como sou da cidade, a minha expectativa sempre foi poder ajudar o município nessa área”, afirma.

Jackson Sodré é mais um reforço para a Guarda Ambiental
Foto: Ricardo Cox

Na ocasião, os novos agentes empossados também receberam orientações gerais sobre os direitos e deveres previstos na Lei Complementar n° 42/2005 (Estatuto dos Servidores Públicos do município), regime previdenciário, acumulação de cargos em esfera pública, os principais quesitos de avaliação de desempenho durante o estágio probatório, critérios básicos para a aquisição da estabilidade, vale-transporte, benefícios, dentre outras informações relativas à vida funcional.

Foto: Ricardo Cox

Participaram da solenidade o secretário de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, Luciano Pinto; o secretário executivo de Governo, Edmilson Bittencourt; o comandante da Guarda Municipal, Maurício Souza; o subcomandante Marcelo Jandre; e o comandante da Guarda Ambiental, Roselito Santos, dentre outros membros das corporações da GM e GA.

Foto: Ricardo Cox

Os candidatos foram convocados para a posse por meio do Comunicado Oficial nº 02/2020, publicado no site da Prefeitura.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Categorias
Fechar Acessibilidade