Horto Escola Artesanal recebe visita de alunos do Ensino Fundamental

O Horto Escola Artesanal, em São Pedro da Aldeia, recebeu a visita de 18 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental do Jardim Escola Universo das Letras. A visitação foi guiada pelo técnico agrícola, biólogo e secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu. Durante o evento, os alunos conheceram as estufas agrícolas, o processo de produção de mudas, os predadores naturais e características das plantas. A iniciativa integrou as atividades em alusão ao Dia da Árvore.

Foto: Divulgação

O secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu, falou sobre a atividade. “A gente pôde proporcionar um dia de vivência em campo. Mostramos as plantas, falamos sobre polinização, as diferentes espécies e também sobre as abelhas nativas. Uma coisa é o ambiente da escola, onde se fala e se mostram vídeos, mas outra é a questão da vivência prática dos alunos, que é fundamental para a formação e a educação ambiental”, destacou.

Foto: Divulgação

Para a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Nahara Melo, a ação foi bastante proveitosa. “A visita foi ótima, os alunos fizeram um percurso em todo o local, conheceram os vários tipos de plantas e árvores. Eu acho esse tipo de atividade de grande importância, porque é uma oportunidade de contato com a natureza e de aprendizado sobre o respeito ao meio ambiente. Conscientização é fundamental e temos que começar desde de pequenos”, afirmou.

Foto: Divulgação

Ao final, os alunos participaram de uma prática de semeadura e foram contemplados com uma muda do acervo do Horto Escola Artesanal. As escolas da rede pública ou particular que tiverem interesse em visitas guiadas, palestras ou atividades educativas no horto municipal podem fazer uma solicitação de agendamento junto à secretaria da unidade, que fica localizada na Rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O atendimento ao público é das 8h30 às 16h30.