Live marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio em São Pedro da Aldeia

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, oficialmente estabelecido em 10 setembro,  não passou em branco em São Pedro da Aldeia.  A comissão Intersetorial de Prevenção a Automutilação e ao Suicídio realizou uma live pelo aplicativo Instagram, com a participação da Assistente Social da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Aguiar, e o psicólogo clínico, palestrante, pós-graduado em terapia cognitiva comportamental, orientação vocacional e sexualidade humana, Caio Lucas Machado. Durante a transmissão foram passadas formas de identificar a ideia suicida, alerta para os pais com relação a comportamento e a importância da manutenção do diálogo, dentre outras.  A Comissão Intersetorial é formada pelas secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde e Educação.

De acordo com Aline, a transmissão ao vivo foi também a oportunidade de esclarecer dúvidas. “Tivemos a participação ativa das pessoas, que interagiram com perguntas. Isso mostra o quanto o tema gera questionamentos. Apresentamos formas de como identificar nas pessoas a ideação suicida, a importância de observar comportamentos como esconder o corpo, fato que ocorre em muitos casos de automutilação. Falamos também de ansiedade e frustrações, processos que também levam a automutilação e ao suicídio”, falou.

Ainda Segundo a Assistente Social, foram discutidas as diversas formas que podem ser usadas para tirar a própria vida. “O suicídio involuntário é uma das maneiras utilizadas que devemos ficar atentos. Temos como exemplos, dirigir em alta velocidade, ignorar a existência de uma doença grave e fazer uso abusivo de alimentos que não são saudáveis”, explicou Aline.

A comissão Intersetorial de Prevenção a Automutilação e ao Suicídio é formada pelas secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde e Educação. Foi instituída pelo Decreto Municipal e tem como principal objetivo elaborar estratégicas voltadas ao enfrentamento a automutilação e ao suicídio no município.

A campanha Setembro Amarelo é organizada nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina. O principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio e alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.