Obras no Mercado Municipal de Peixe avançam em São Pedro da Aldeia

As obras de reforma geral no Mercado Municipal de Peixe seguem avançando em São Pedro da Aldeia. As intervenções no local já contemplaram a pintura geral da fachada, pintura interna, instalação de revestimento em PVC nos boxes, colocação de novos pisos, demarcação de vagas de estacionamento e recuperação de bancos. O projeto de revitalização do Mercado é resultado de uma parceria entre a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, e os comerciantes locais. A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de acesso e segurança aos clientes e concessionários, além de adequar o espaço às normas técnicas de Vigilância Sanitária.

Acompanhando de perto o andamento das obras, o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, falou sobre as melhorias no local. “Por parte dos usuários do mercado, nós percebemos que muitos se surpreenderam com a nova estrutura implantada, especialmente por conta do piso. E isso tudo começou com a reestruturação das próprias bancas de venda de peixes que fizeram suas adequações sanitárias, com a melhoria do piso interno e o revestimento dos boxes com forro em PVC. A partir daí, foi verificada a necessidade de se instalar pisos também na área de trânsito comum e a Prefeitura entrou com essa parceria. Nós percebemos que essa obra, além de melhorar o aspecto do Mercado, facilitou muito a questão da higiene e da limpeza da área. Queremos agradecer também a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, que fez um trabalho de sinalização na área do estacionamento e na demarcação das vagas especiais. A nossa administração do Mercado, em conjunto com os donos de boxes, vem fazendo esse trabalho com toda a lisura e empenho possível. A expectativa é que para este verão nós já estejamos com o Mercado completamente adequado a receber os nossos munícipes e turistas”, destacou.

Além das melhorias em todo o setor de peixaria, os boxes de hortifrutigranjeiro também ganharam uma área para exposição de produtos. Cerca de 180 metros quadrados de pisos em porcelanato antiderrapante foram instalados nos corredores e nos ambientes de acesso comum. Visando oferecer maior ordenamento de trânsito no local, a área de estacionamento e parada de veículos ganhou nova pintura, com reforço na marcação das vagas e na sinalização gráfica horizontal. O projeto de revitalização abrangeu ainda a manutenção de caixas de esgoto, reforma dos frigoríficos e padronização dos boxes por meio da implantação de revestimentos em forro de PVC, material impermeável e reciclável, garantindo maior durabilidade, segurança, resistência e melhor acabamento, além de facilitar a limpeza e proporcionar o isolamento térmico e acústico dos ambientes.

Milton da Gama Jr. é comerciante concessionário há 12 anos do Mercado Municipal de Peixe e comemorou a execução do projeto de reforma. “Essas melhorias na infraestrutura do Mercado estão sendo muito positivas. O espaço está ficando com uma estrutura muito melhor, bonita e mais limpa, proporcionando um ambiente mais agradável para receber os clientes e suas famílias, tanto aqueles que vem para degustar os pratos no quiosque ou para fazer suas compras, gerando uma maior movimentação no Mercado. O esquema de limpeza está funcionando 100%, não há cheiro ruim e não se vê acúmulo de água, gelo, lixos ou dejetos de peixe pelo chão. A instalação dos novos pisos foi uma excelente escolha dos donos das bancas e da administração do Mercado, junto à Prefeitura. Essa parceria foi muito boa e nós acreditamos que no pico do verão essas melhorias com certeza vão deixar nossos clientes, visitantes e turistas muito felizes”, disse.

Inaugurado em 2004, o Mercado Municipal de Peixe conta atualmente com 20 boxes, sendo 11 voltados à comercialização de pescado e frutos do mar, bancas de hortifrutigranjeiro com produtos oriundos da agricultura familiar local, ervas, especiarias e condimentos, e um quiosque central que oferece petiscos e pratos variados à base de peixe fresco, servidos na hora. Para garantir o controle e a prevenção de pragas e oferecer maior proteção no atendimento ao público e ao quadro funcional, o estabelecimento também recebe, de forma semestral, procedimentos de desratização e desinsetização. Em parceria com a Coordenação da Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares, também foi implantado um novo sistema de coleta de resíduos duas vezes ao dia, evitando acúmulo e surgimento de odores.

Moradora do bairro Balneário das Conchas há 18 anos, a gestora imobiliária Nádia Castro enalteceu a iniciativa em prol do estabelecimento. “Eu sempre venho aqui, gosto muito do filé de peixe espada, da nossa tainha e do camarão. O Mercado Municipal de São Pedro da Aldeia tem uma excelente qualidade, credibilidade, oferece um bom preço e é conhecido em toda a região. É um local que recebe muitas pessoas e famílias até nos finais de semana. Assim como eu, muitos moradores e turistas vêm para comprar pescado fresco. Todas essas melhorias só agregam valor para o município e para a população, atraindo os clientes. Isso faz com que o nosso Mercado seja de excelência, dentro dos padrões de qualidade”, afirmou.