Oficina de colares em tecido e fuxico marca segundo dia da “Semana da Diversidade em Ação”

O segundo dia da “Semana da Diversidade em Ação”, no Horto Escola Artesanal, foi marcado pela realização da oficina de artesanato, com foco na produção de colares em tecido e fuxico. A programação reuniu alunas de diversas faixas etárias em turmas pela manhã e à tarde. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e tem como objetivo oferecer oficinas práticas e palestras gratuitas para a população. O evento segue nesta quinta (30) e sexta-feira (30) com palestras sobre empreendedorismo e noções de primeiros socorros.

Ministrada pela artesã Kátia Carvalho, o conteúdo programático da oficina incluiu as técnicas básicas de costura, corte e colagem, a partir do reaproveitamento de materiais, como retalhos de tecido. Durante as aulas, as participantes também receberam conhecimentos acerca da identificação e tratamento adequado para cada tipo de tecido.

De acordo com a instrutora Kátia Carvalho, o objetivo foi demonstrar as diversas possibilidades do artesanato na confecção de peças e acessórios da moda feminina. “A gente buscou trabalhar com materiais de baixo custo e fácil acesso, sempre estimulando a criatividade. A nossa proposta foi apresentar as diversas versões do artesanato em tecido e do fuxico na composição de colares. Tivemos alunas de várias faixas etárias e muitas saíram daqui com ideias de produzir chaveiros, outros cordões, adereços para cabelo e acessórios”, destacou.

A designer gráfico e estudante de Pedagogia, Alice Duarte, foi uma das alunas inscritas no curso. “Trabalho muito com convites de casamento artesanais e participar dessa oficina despertou, ainda mais, esse meu lado de habilidades manuais. Eu achei bem interessante e, além de tudo, ter esse contato com as artesãs foi ótimo, até para uma futura parceria de trabalho; além de ser um aprendizado que pode se transformar em uma renda extra”, disse.

O cronograma de atividades da “Semana da Diversidade em Ação” continua nesta quinta-feira (30), com palestras motivacionais em empreendedorismo, sob condução da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico. Encerrando a programação, na sexta-feira (31) serão oferecidas palestras sobre noções básicas em primeiros socorros, ministradas pela Defesa Civil aldeense.

O Horto Escola Artesanal fica localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.