Parceria entre Município e UFRJ possibilitará estágio na área de Nutrição

A Diretoria de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação recebeu, nesta quinta-feira (14), a professora do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus de Macaé, doutora Amábela Avelar Cordeiro, para tratar de assuntos pertinentes ao estágio curricular obrigatório de estudantes dos 8º e 9º períodos. A parceria será possível no ano letivo de 2020, por meio de um convênio firmado entre o Município e a Universidade.

Durante a reunião, a diretora de Nutrição, Gabrielle Almeida Moreira, apresentou a estrutura do setor, que é responsável pela merenda dos cerca de 13 mil anos da Rede Municipal de Ensino, que frequentam 41 unidades escolares. Além do trabalho das merendeiras das creches e escolas, a diretoria conta com o suporte técnico de nove nutricionistas.

Foto: Lílian Souza – Arquivo

Amábela explicou que os estudantes dos dois últimos períodos devem realizar quatro estágios obrigatórios e a área da nutrição escolar é uma oportunidade para a prática de atividades como Gestão, avaliação nutricional e educação alimentar.

De acordo com a diretora de Nutrição, Gabrielle Almeida, a parceria com a UFRJ traz grandes expectativas quanto ao que poderá ofertar aos alunos da Rede de Ensino no próximo ano. “Estou confiante de que será um diferencial para nossas escolas. Contamos com a realização de projetos de educação alimentar, assim como melhoraria no acompanhamento da saúde alimentar das crianças e adolescentes, para que possamos contribuir sempre com o melhor desempenho de cada um. Também, auxiliar nossas merendeiras e diretores em seu dia a dia nas unidades escolares”, disse.

A pauta também abordou questões como treinamento de boas práticas, valorização dos profissionais que trabalham nas cozinhas das escolas, alimentação quilombola, agricultura familiar e elaboração de cardápios especiais, além da relação com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e aplicação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).