Período de pré-matrícula escolar começa no dia 06 de janeiro em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia inicia, no dia 06 de janeiro, a partir das 13h, a pré-matrícula para as unidades escolares da rede municipal. O período segue até as 18h do dia 10 janeiro, exclusivamente no endereço http://prematricula.pmspa.rj.gov.br/.  Serão disponibilizadas, aproximadamente, 2.161 vagas, tanto para matrículas iniciais como para transferências, para as etapas e anos de escolaridade da Educação Básica disponíveis na rede municipal de ensino aldeense, sendo Educação Infantil, 1º e 2º Segmento e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A pessoa responsável pelo cadastro deverá preencher os campos do formulário de pré-matrícula na internet e seguir as orientações indicadas pelo sistema em cada passo do cadastro. As vagas disponíveis no momento da escolha serão informadas pelo sistema, conforme o ano de escolaridade indicado pela pessoa que realizar o processo. A disponibilidade de acesso à internet é de responsabilidade do cadastrante.

No endereço eletrônico indicado, além da realização da pré-matrícula, os pais e responsáveis terão acesso à lista da documentação necessária para a matrícula, o cronograma de todo o processo de matrícula escolar, a lista das unidades escolares da rede municipal e os endereços. Haverá, ainda, ferramenta de consulta, perguntas frequentes para o esclarecimento de dúvidas e uma área para acompanhar o resultado.

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará computadores com acesso à internet para que pais e responsáveis possam fazer a pré-matrícula. O polo ficará aberto das 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h. É importante destacar que a pré-matrícula deverá ser efetuada pelo interessado ou pessoa por ele designada; não haverá servidor no local para realizar essa função, apenas para orientar o responsável. A SEMED está localizada na Rua Francisco Santos Silva, nº 479, no bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal.

A etapa de efetivação da matrícula na unidade escolar é feita pelo responsável do aluno, ou pelo próprio aluno, se maior de idade, conforme escolha efetuada na pré-matrícula, com apresentação dos documentos, realizada no período de 13 a 17 de janeiro de 2020.

Encerradas as fases de pré-matrículas na internet e de efetivação de matrículas nas escolas, as vagas remanescentes serão disponibilizadas nas próprias unidades escolares, exceto as destinadas às turmas de creche, que obedecerão à lista de espera. Fica vedada aos diretores das unidades escolares a autorização de qualquer matrícula sem que o candidato tenha efetuado a pré-matrícula pela internet, assim como a correção em caso de erro de preenchimento, de acordo com os períodos de cada fase.

O início do ano letivo 2020 na rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia está previsto para o dia 05 de fevereiro.