Ponta do Ambrósio tem nova rede coletora de esgoto

Interligação de rede de esgoto (Divulgação Prolagos)

Cerca de cinco mil moradores dos bairros Ponta do Ambrósio e Vinhateiro são beneficiados por uma nova rede de esgotamento sanitário. Por determinação da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a Concessionária Prolagos implantou uma nova rede coletora de esgoto que, já está em funcionamento, para atender os locais. Além da melhoria na qualidade de vida dos moradores, a medida busca evitar o lançamento de esgoto in natura na Lagoa de Araruama, reforçando o trabalho que a Prefeitura tem feito em prol da despoluição da laguna.

Estação elevatória de esgoto da Ponta do Ambrósio (Divulgação Prolagos).
Divulgação | Prolagos

O prefeito Cláudio Chumbinho reforça que a luta pela recuperação ambiental é um compromisso antigo do governo. “A Lagoa de Araruama, como todos nós a conhecemos, é um patrimônio de São Pedro da Aldeia e nós temos lutado muito pela despoluição dessas águas, desde o início do nosso governo. Precisamos unir toda a região nesta luta e São Pedro da Aldeia já está fazendo a sua parte”, afirma.

O serviço foi feito nas ruas Antônio Araújo Mendonça, no Vinhateiro, Manoel Vitorino Carriço e Antônio Luiz de Araújo, na Ponta do Ambrósio, onde foi construída uma nova estação elevatória, que irá bombear o material coletado no local. Foram instalados cerca de 2.300 metros de rede coletora de esgoto, com tubulação com diâmetro entre 150 mm e 400 mm, 49 poços de visita (PV), que são locais de acesso à rede subterrânea para vistoria, e 16 caixas de coleta em tempo seco.

Implantação de rede de esgoto na Ponta do Ambrósio (Divulgação Prolagos).
*Registro feito antes do período de pandemia
Divulgação | Prolagos

Com a conclusão desse trabalho, a Ponta do Ambrósio passou a integrar a lista de bairros que receberam intervenções para o fechamento do cinturão de captação de esgoto ao redor da Laguna. Em São Pedro da Aldeia, o entorno da Lagoa de Araruama, como é popularmente conhecida, possui rede coletora de esgoto da Praia Linda, próximo à Rua Tocantins, ao Poço Fundo, do Boqueirão ao Mossoró e Baixo Grande.

De acordo com a empresa, a nova rede foi interligada à elevatória existente na Antiga Estrada São Pedro – Cabo Frio e, de lá, o esgoto seguirá para a estação de tratamento. A estrutura de esgotamento sanitário, que atende São Pedro da Aldeia e outros municípios da Região dos Lagos, tem capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.

Ponta do Ambrósio tem nova rede coletora de esgoto.
*Registro feito antes do período de pandemia

FISCALIZAÇÃO

O trabalho na Ponto do Ambrósio foi resultado da fiscalização do despejo irregular de esgoto in natura na Laguna de Araruama, que tem sido intensificada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia. O bairro Ponta do Ambrósio foi um dos nove pontos de lançamento contínuo de efluentes contaminados que integraram a ação civil pública movida pela Prefeitura perante o juízo da Vara de Fazenda Pública de São Pedro da Aldeia, em 2019.

Sem prejuízo da ação judicial em curso, a Secretaria de Meio Ambiente também atua de forma administrativa fiscalizando e aplicando multas e outras sanções previstas na legislação ao apurar infração ambiental.