“Portões abertos” da BAeNSPA vai movimentar São Pedro da Aldeia no dia 03 de agosto

O município de São Pedro da Aldeia vai celebrar os 103 anos da Aviação Naval e os 53 anos da Base Aérea Naval aldeense (BAeNSPA) com uma programação repleta de atrações gratuitas. O tradicional “Portões Abertos” da BAeNSPA acontecerá no dia 03 de agosto, das 8h30 às 17h30. Ao longo de todo o dia, o público poderá visitar o Complexo Aeronaval e acompanhar de perto as demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça e da Esquadrilha CEU. O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

Foto: Arquivo ASCOM

O prefeito Cláudio Chumbinho falou sobre a parceria com a instituição. “Como chefe do executivo e cidadão aldeense, é sempre uma honra apoiar as ações da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, que é a única no Brasil. Sempre somos muito bem recebidos pela instituição e estamos buscando, cada dia mais, estreitar as relações. O evento ‘Portões Abertos’ oferece um lindo espetáculo para crianças e adultos, tenho certeza que nesse ano não será diferente”, afirmou.

Além das acrobacias e das manobras das Esquadrilhas da Fumaça e CEU, o dia de lazer no Complexo Aeronaval vai promover apresentação de cães adestrados dos Fuzileiros Navais, demonstrações de aeronaves da Marinha e de paramotores de Saquarema, além das exposições de viaturas anfíbias, blindados, carros antigos e motos.

Foto: Arquivo ASCOM

Na oportunidade, a equipe de projetos esportivos da Subsecretaria de Esporte e Lazer vai promover uma exibição de circuito funcional e aula de zumba. A Secretaria Adjunta de Cultura também está envolvida na festividade, auxiliando em atrações artísticas, enquanto a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos apresentará os serviços oferecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Programa Bolsa Família. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente vai expor as campanhas realizadas durante o ano.

Foto: Arquivo ASCOM

A expectativa é de que o evento receba 60 mil visitantes. O Comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa, comentou a iniciativa. “Todos estão trabalhando muito para oferecer, a toda população da região, um dia de lazer com muitas atrações, inclusive nossos parceiros. É, ainda, uma forma das pessoas conhecerem o trabalho de todo o Complexo Aeronaval e as atividades desenvolvidas”, destacou.

Foto: Arquivo ASCOM

O evento da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia vai oferecer, ainda, uma área de alimentação com food trucks e recreação infantil, que levará para a garotada brinquedos gigantes, personagens temáticos e circo sustentável. Apresentações das Bandas Marcial e Fuzibossa, do Corpo de Fuzileiros Navais, e da banda Caravellas completarão a festa.

O evento vai receber a doação de 1kg de alimento não perecível para entrega a instituição de caridade. No último ano, a Base Aérea Naval distribuiu para instituições filantrópicas da região mais de quatro toneladas de alimentos, arrecadadas durante a edição de 2018 do evento.