Praias de São Pedro da Aldeia estão próprias para banho

As inúmeras ações e investimentos realizados pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia para a recuperação ambiental da Lagoa de Araruama têm gerado resultados positivos. De acordo com a última análise de balneabilidade divulgada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), sete praias aldeenses estão próprias para banho. Praia Linda, Pitória, Sol, Sudoeste, Balneário, Ponta D’Areia e Aldeia estão liberadas para uso de banhistas. Entre as ações realizadas pela Secretaria do Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, está a parceria de R$10 milhões firmada com a concessionária Prolagos para fechamento do cinturão de proteção da Lagoa. O convênio será pago com recursos do ICMS Verde.

O Prefeito e Presidente do Consórcio Lagos São João, Cláudio Chumbinho, fala com orgulho dos resultados. “Com recursos do ICMS Verde, estamos investindo no saneamento básico e temos como prioridade a recuperação da Lagoa de Araruama. Essa análise do Inea, que mostra nossas praias liberadas para banho, é resultado das ações que estamos realizando para cuidar de nossas praias. Em parceria com a Prolagos, estamos aumentando a rede de esgoto da cidade e fechando o cinturão de proteção da nossa Lagoa”, afirmou.

Em uma ação inédita, a Prefeitura deu início à obra de esgotamento sanitário para fechamento do cinturão de proteção da Lagoa de Araruama. No bairro Mossoró, primeiro setor trabalhado, cerca de 500 casas já estão ligadas à nova rede de esgoto. Ponta da Areia, Baleia, Praia Linda, Centro, Canal do Mossoró, Alecrim, Maracanã e Camerum também fazem parte do projeto. No valor de 10 milhões de reais, a obra será paga, após a conclusão, com recurso do ICMS Verde. O serviço é feito em parceria com a Prolagos.

Para a secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad, a parceria entre os municípios banhados pela Lagoa e o Governo do Estado é fundamental para o processo de recuperação da laguna. “Essa análise do Inea veio confirmar aquilo que já sabíamos, que as praias de São Pedro da Aldeia estão próprias para banho. Nós temos dado vários passos para contribuir com a despoluição da Lagoa de Araruama, mas é muito importante que esse trabalho seja feito em parceria com os outros municípios banhados pela laguna e o Governo Estadual. Esse é um trabalho realizado a longo prazo, mas temos certeza que conseguiremos melhorar cada vez mais. Temos uma parceria de R$10 milhões com a Prolagos para fechar o cinturão de proteção da lagoa. É de vital importância investir no aumento da capacitação do esgoto em todos os lugares que são banhados pela Lagoa”, afirmou.

Vale lembrar que o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem discutido a possibilidade de utilizar recursos do Fundo do Meio Ambiente para análise de balneabilidade das praias  do município, todas banhadas pela Lagoa de Araruama. O Conselho se reúne toda última terça-feira de cada mês, com reuniões abertas ao público. A próxima será realizada em 24 de novembro, às 9h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Turística de São Pedro da Aldeia (ACIASPA).

]]>