Prefeitura abre Semana da Juventude em Ação

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca, abriu, nesta segunda-feira (04), o ciclo de palestras da Semana da Juventude em Ação. A programação tem como público-alvo jovens estudantes do Ensino Médio e aborda temas da atualidade, como mercado de trabalho, profissões do futuro, as novas tecnologias, bullying, depressão, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e violência doméstica. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (08), nos turnos da manhã e tarde, no auditório do Cine Estação.

Jefferson Viana

“Teremos, durante a Semana, diversos temas voltados à Saúde, Defesa Civil, Psicologia, oportunidades de trabalho, problemas e soluções, as perspectivas futuras, entre outros assuntos bastante presentes na atualidade. Fizemos uma programação envolvendo várias escolas da rede pública estadual, com grupos diferentes a cada dia. O intuito é trazer os principais temas do mundo moderno, de uma forma consciente, com informação de qualidade e com um conteúdo que, realmente, vai dar aos nossos jovens uma segurança para viver nesses tempos que a gente vive, seja no ambiente social ou no campo de trabalho que ele vai escolher”, destacou o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu.

Jefferson Viana

O primeiro dia de palestras abordou os temas “Desmistificando a Logística e a Internet das Coisas” e “Introdução ao Mercado de Trabalho e as Profissões do Futuro”. As apresentações foram conduzidas pelos alunos das turmas dos cursos de Auxiliar de Produção de Logística, do Programa Jovem Aprendiz, do SENAI, desenvolvido em São Pedro da Aldeia. O evento contou com a presença de estudantes do terceiro segmento do Colégio Estadual Doutor Feliciano Sodré.

Divididos em grupos, os jovens aprendizes abordaram parte do conteúdo programático desenvolvido em sala de aula, com o suporte do instrutor Celso Brasil. Entre as temáticas apresentadas na abertura da Semana, estiveram as principais áreas de atuação na área da Logística, mercado de trabalho, inovações tecnológicas, os impactos no ambiente corporativo, entre outros tópicos.

Jefferson Viana

“É a primeira vez que participamos dessa Semana e, para nós, é muito gratificante. Os nossos jovens estão em um momento de parte prática do curso e a participação deles nesse evento só favorece todo o aprendizado que eles têm recebido, além de poder compartilhar o conhecimento adquirido. Vale ressaltar que dentro de São Pedro da Aldeia existe um Polo Logístico e os nossos aprendizes têm reforçado a importância desse curso para o público de jovens da região”, destacou Marcele Brito, pedagoga da Firjan/Senai Niterói, responsável pelas turmas na cidade.

Jefferson Viana

Acompanhada por um grupo de alunos, a professora de Práticas Pedagógicas do Colégio Estadual Doutor Feliciano Sodré, Telma Barros, enalteceu a importância da participação dos alunos. “Além de cumprir carga horária para estágio dentro da minha disciplina, para os estudantes foi um momento de troca e de aquisição de novos conhecimentos, abrindo um leque para outras perspectivas que existem dentro da nossa cidade. Os alunos gostaram muito, a palestra foi bastante atrativa e bem dinâmica. Com certeza, tudo o que eles adquiriram aqui, eles estarão multiplicando depois”, destacou a docente.

Jefferson Viana

A programação da Semana da Juventude em Ação inclui a abordagem dos temas A Tecnologia e as Profissões; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Prevenção ao Suicídio e Automutilação; Bullying; Violência Doméstica (Lei Maria da Penha); Depressão e Transtornos de Ansiedade; Preconceito; e Mitos e Verdades sobre as Drogas.

Jefferson Viana

A programação teve continuidade no período da tarde, com os temas “Introdução ao Mercado de Trabalho” e “As Profissões do Futuro”, com a participação dos alunos do Programa Jovem Aprendiz, do curso de Auxiliar de Operações Logísticas. O turno foi aberto pelo professor de Biologia Flávio Gomes, que contou um pouco da história do Horto Escola Municipal.

Jefferson Viana

“A ideia surgiu com o objetivo de criar uma interação entre os estudantes da zona rural e da área urbana, com troca de conhecimentos e vivências, mais ou menos o que estamos fazendo aqui na Semana da Juventude”, explicou.

Jefferson Viana

Para falar sobre o tema “Introdução ao Mercado de Trabalho”, o grupo de estudantes mostrou os principais obstáculos encontrados hoje pelos jovens e algumas maneiras de minimizar o problema.

Jefferson Viana

O segundo grupo recorreu à exibição de filmes, como De volta para o futuro, com cenas que à época eram ficção, ma se tornaram realidade 30 anos depois. A abordagem mostrou como o jovem pode se preparar para a nova realidade de mercado.

Estiveram presentes no primeiro dia de palestras da Semana da Juventude em Ação a coordenadora de Qualificação Profissional da Sagat, Vanusa de Arruda, e o biólogo, Flávio Gomes.