Prefeitura aldeense pede com urgência ao Governo do Estado, dragagem de pontos da lagoa

O prefeito Cláudio Chumbinho, a secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Adriana Saad e os representantes do Comitê de Bacias Arnaldo Vila Nova e Francisco Guimarães, o Chico Pescador, estiveram reunidos com o secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa, solicitando urgência nos processos de dragagem de pontos estrangulados da Lagoa de Araruama. Diante da atual situação apresentada pelas autoridades aldeenses, o secretário anunciou que irá agilizar os processos.

O prefeito falou sobre a importância da realização do serviço.

“Solicitamos ao Governo do Estado para que seja feito os serviço, pois a situação não pode ficar com está. A nossa Lagoa é o maior bem natural que temos e todos devem estar envolvidos. Precisamos com urgência do apoio do Governo do Estado e dos municípios vizinhos nessa luta”, disse.

Dentre os pontos assoreados apresentados (Boca da Barra, clube Costa Azul, Mercado de Peixe, Dormitório das Garças, fundos do Shopping Park Lagos ilha do Afu em Cabo Frio e mais três locais situados na Ponta do Ambrósio, um na Praia do Siqueira e no Boqueirão, em São Pedro da Aldeia), três já tem licença da Secretaria de Estado de Ambiente, por solicitação da Prefeitura de Iguaba Grande (dois pontos na Ponta do Ambrósio e o do Boqueirão).

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifDe acordo com a secretária de Ambiente Adriana Saad, o início das obras é fundamental para que ocorra a renovação das águas da Lagoa de Araruama.

“Hoje há pouca passagem de água do oceano para a lagoa, trazendo os problemas que estamos assistindo, como a proliferação de microalgas e a morte de algumas espécies de peixes” explicou.

Além da agilização nos processos de dragagem, o prefeito e a secretária solicitaram também mais rapidez nos processos de transposição dos efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande para a irrigação da Zona Rural.