Prefeitura aldeense realiza I Fórum Municipal de Educação Preventiva

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou o I Fórum Municipal de Educação Preventiva, na quinta-feira (29), no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Com o tema “Educação em valores, o caminho para cidadania”,o Fórum aconteceu em dois momentos: no período da manhã, com os alunos do 2º segmento, e no turno da tarde, para educadores, pais e responsáveis dos estudantes.

Foto: Lílian Souza

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, agradeceu a presença e parceria de todos os envolvidos no Fórum, e, principalmente, a dedicação da coordenadora Maria Regina Silveira. “A prevenção é um tema permanente e falar sobre esse assunto é algo que perpassa várias instituições, sejam públicas ou privadas, inclusive a de extrema importância em nossas vidas, a instituição familiar. A gente continua com a necessidade de ter esse assunto em pauta todos os dias”, afirmou.

Foto: Lílian Souza

O evento teve como objetivo ampliar as estratégias da Rede de Proteção nas escolas públicas e privadas do município aldeense. O Fórum abordou temas relevantes que permeiam, principalmente, o universo adolescente, promovendo um espaço de informação e reflexão acerca de questões como valorização da vida, ansiedade, depressão, automutilação, suicídio na adolescência, bullying e prevenção às drogas e à violência.

Foto: Lílian Souza

A programação do turno da manhã teve início com a fala das autoridades que compuseram a mesa de abertura, seguido de apresentações culturais. A aluna da Escola Mz. Retiro, Andressa Olanda, animou a todos apresentando uma canção. O advogado e membro da Comissão “OAB vai à escola”, José Carlos Fortes, abriu o ciclo de palestras com a temática “O futuro começa hoje”.

Advogado e membro da Comissão “OAB vai à escola”, José Carlos Fortes | Foto: Lílian Souza

“Esse é um tema abençoado, direcionado para um ato de cidadania que sempre será honrado. O ditado popular já diz que ‘prevenir é melhor do que remediar’, e isso mostra a importância desse primeiro Fórum de Educação Preventiva”,destacou o palestrante, José Carlos.

Padre Nelson Neves palestrando no Fórum | Foto: Lílian Souza

Em seguida, a equipe do Programa pela Vida sem Drogas (PROVIDE) apresentou uma peça reflexiva sobre as consequências do uso de drogas. Na ocasião, cinco profissionais compartilharam experiências de vida relacionadas ao tema abordado. Os estudantes presentes tiveram a oportunidade de conhecer o Juiz de Direito da Comarca, Dr. Márcio Dantas, e a promotora de justiça, Dr. Paula Marques.

Espetáculo teatral dos representantes do PROVIDE sobre drogas | Foto: Lílian Souza
O Juiz de Direito da Comarca, Dr. Márcio Dantas, falando para os estudantes
| Foto: Lílian Souza
A promotora de justiça, Dr. Paula Marques, participando do Fórum | Foto: Lílian Souza

Já no turno da tarde, a programação contou com apresentações musicais e teatrais, entre elas, a danças das bailarinas do Centro Cultural Passos para o Futuro e o teatro abordando o tema “suicídio”, representado por Ana Débora Tiburcio. Foram realizadas as palestras “Equilibrium Emocional – O segredo da vida valorosa”, ministrado pelo escritor e coach Jardel Martins; “Os desafios da educação na adolescência”, sob condução da pedagoga e psicóloga Madelaine Corrêa; e “Um olhar ampliado sobre o fenômeno do uso e abuso de drogas na sociedade contemporânea”, conduzida pelo graduando em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida e Conselheiro em Dependência Química José Ricardo da Silva. O evento foi encerrado com a apresentação musical do grupo “A paz que a gente faz”, com placas de palavras de afeto e solidariedade ao próximo.

A pedagoga e psicóloga Madelaine Corrêa palestrando sobre “Os desafios da educação na adolescência”. | Foto: Lílian Souza
Palestra “Equilibrium Emocional – O segredo da vida valorosa”, ministrado pelo escritor e coach Jardel Martins | Foto: Lílian Souza
Conselheiro em Dependência Química, José Ricardo da Silva, palestrando no Fórum de Educação Preventiva | Foto: Lílian Souza

O Fórum foi dirigido pela coordenadora de Educação Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, e contou com a participação de alunos aldeenses, diretores escolares, professores, profissionais de áreas afins, pais e responsáveis de estudantes, além da equipe de assessoramento pedagógico.

A coordenadora de Educação Preventiva, Maria regina Silveira, agradecendo pela presença de todos | Foto: Lílian Souza

“O Fórum teve como proposta principal fortalecer a rede de proteção municipal. Ficamos muito felizes com a adesão das escolas e dos demais profissionais de diversas áreas, pais e responsáveis que entenderam a proposta e abraçaram a ideia. Nos dois momentos foram abordados temas que permeiam o universo adolescente e não posso deixar de agradecer o apoio das parcerias que fazem parte da nossa rede do bem”, disse a coordenadora Maria Regina.

Apresentação Cultural: Dupla encantando a platéia ao som do violino | Foto: Lílian Souza
A aluna da Escola Mz. Retiro, Andressa Olanda, soltando a voz em apresentação musical | Foto: Lílian Souza
As bailarinas do Centro Cultural Passos para o Futuro dançando a música “Era uma vez” | Foto: Lílian Souza

Também participaram do Fórum representantes da Marinha do Brasil, Polícia Militar, Comissão “OAB vai à escola”, Conselho Tutelar, Capelania Escolar, Cruz Vermelha, PROVIDE, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Representantes do PROVIDE | Foto: Lílian Souza
Foto: Lílian Souza
Representantes da Secretaria de Saúde com o Programa Saúde na Escola | Foto: Lílian Souza