Prefeitura aldeense tem reunião com pescadores para tratar de defeso da Lagoa

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das secretarias de Governo; de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda; e de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou, nesta sexta-feira (09), uma reunião com pescadores e Colônia de Pesca para tratar sobre o defeso da Lagoa de Araruama. Na pauta, a não publicação de uma portaria federal que dá direito ao benefício durante os três meses da suspensão da pesca. Os secretários de Governo, Eronildes Bezerra, e de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, e o vereador José Vitor participaram do encontro.

Renato Fulgoni

De acordo com o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, o encontro visa a busca de solução junto aos órgãos competentes para o problema causado com a suspensão da pesca e o não pagamento do benefício.

Renato Fulgoni

“Vamos formar uma comissão, junto com o deputado estadual Sérgio Luiz Azevedo, o Dr Serginho, para resolver esse problema junto ao Ibama, ao INSS e os órgãos competentes”, informou o secretário.

Renato Fulgoni

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, o governo municipal agirá em três frentes: uma emergencial, incluindo a Secretaria de Assistência Social; a segunda, buscando soluções junto os órgãos competentes; e a terceira para que seja reativada a inscrição de novos registros de pesca, suspensos desde 2015.

Renato Fulgoni

A secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, explicou a estratégia que será utilizada para auxiliar os pescadores.

“No primeiro caso, temos de resolver a questão social que já se mostra problemática há algum tempo. Paralelo a isso, vamos tentar solucionar a publicação das leis necessárias para o recebimento do seguro defeso e dos novos registros”, afirmou.

“Vamos formar mutirões, em parceria com o nosso Departamento de Pesca, nas comunidades de pescadores em toda a nossa cidade e verificar caso a caso”, contou.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores de São Pedro da Aldeia, Haroldo Pinheiro, foi muito importante a realização desta reunião com o governo aldeense.

“Estamos lutando por nossos direitos. Todos os anos os problemas, que já não são poucos, se apresentam novamente na época do defeso e estamos agora nos organizando para agir”, disse ele.