Prefeitura aldeense tem reunião com pescadores para tratar de defeso da Lagoa

Categorias

Prefeitura aldeense tem reunião com pescadores para tratar de defeso da Lagoa

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das secretarias de Governo; de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda; e de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou, nesta sexta-feira (09), uma reunião com pescadores e Colônia de Pesca para tratar sobre o defeso da Lagoa de Araruama. Na pauta, a não publicação de uma portaria federal que dá direito ao benefício durante os três meses da suspensão da pesca. Os secretários de Governo, Eronildes Bezerra, e de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, e o vereador José Vitor participaram do encontro.

Renato Fulgoni

De acordo com o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, o encontro visa a busca de solução junto aos órgãos competentes para o problema causado com a suspensão da pesca e o não pagamento do benefício.

Renato Fulgoni

“Vamos formar uma comissão, junto com o deputado estadual Sérgio Luiz Azevedo, o Dr Serginho, para resolver esse problema junto ao Ibama, ao INSS e os órgãos competentes”, informou o secretário.

Renato Fulgoni

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, o governo municipal agirá em três frentes: uma emergencial, incluindo a Secretaria de Assistência Social; a segunda, buscando soluções junto os órgãos competentes; e a terceira para que seja reativada a inscrição de novos registros de pesca, suspensos desde 2015.

Renato Fulgoni

A secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, explicou a estratégia que será utilizada para auxiliar os pescadores.

“No primeiro caso, temos de resolver a questão social que já se mostra problemática há algum tempo. Paralelo a isso, vamos tentar solucionar a publicação das leis necessárias para o recebimento do seguro defeso e dos novos registros”, afirmou.

“Vamos formar mutirões, em parceria com o nosso Departamento de Pesca, nas comunidades de pescadores em toda a nossa cidade e verificar caso a caso”, contou.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores de São Pedro da Aldeia, Haroldo Pinheiro, foi muito importante a realização desta reunião com o governo aldeense.

“Estamos lutando por nossos direitos. Todos os anos os problemas, que já não são poucos, se apresentam novamente na época do defeso e estamos agora nos organizando para agir”, disse ele.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade