Prefeitura avança na construção do Museu do Sal

As obras de construção do Museu do Sal seguem avançando em São Pedro da Aldeia. Atualmente, o trabalho no local envolve a pintura do forro de madeira e a limpeza do terreno, além do início da escavação das instalações sanitárias. Uma iniciativa da Prefeitura aldeense, o museu terá como missão resgatar, preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial relativo ao trabalho em salinas na cidade.

Foto: Renato Fulgoni

“Esse museu é mais uma grande conquista do nosso município, ele representa um resgate da história de toda a região, não só de São Pedro da Aldeia, e do trabalho salineiro. O museu é a união de cultura, turismo e educação; é com muita satisfação que realizamos essa obra”, comentou o prefeito Cláudio Chumbinho.

Foto: Renato Fulgoni

O casarão, que será a sede do museu, passou por revitalização e recebeu intervenções como restauração, colocação de telhas, construção de paredes e retirada do emboço original, entre outras. O projeto contempla duas salas de exposição (Salinas e Senzala), sala de administração e manutenção do acervo, copa de apoio, recepção e loja. Haverá, ainda, cafeteria, banheiros com acessibilidade, área de lazer com bicicletários, bancos, deck de madeira e moinhos, além de rampas e piso tátil para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.

Foto: Renato Fulgoni

O espaço está localizado na Rodovia RJ-106, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O museu aldeense irá reunir a memória histórica do trabalho em salinas, que foi uma das principais atividades econômicas do município e da Região dos Lagos por muito tempo. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Prefeitura da cidade e o Ministério do Turismo.