Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Categorias

Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizará na próxima segunda (5) e terça-feira (6) uma série de atividades como plantio de mudas, palestras, oficina de reciclagem com pneus e trilha interpretativa. O evento é uma realização da secretaria e Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento com apoio das secretarias municipais de Educação e Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.



Nesta segunda-feira (5), a programação começa às 9h com a apresentação da nova sede da Secretaria de Ambiente, Lagoa,  Pesca e Saneamento. Em seguida, às 10h, haverá o plantio de mudas nativas no bairro Nova São Pedro, nas ruas próximas à secretaria em direção ao Teatro Municipal.



Já na parte da tarde, as atividades serão realizadas no Horto Escola Artesanal, às margens da Rodovia RJ-106, no bairro Balneário. A programação reinicia às 13h com a oficina de reciclagem com pneus (pneumania). Em seguida, às 14h, será realizada a palestra “São Pedro, 400 anos”. Dando prosseguimento ao evento, às 15h, haverá a apresentação da palestra “Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense. Logo depois, às 15h30, haverá a explanação sobre o tema “O trabalho da Guarda Ambiental Municipal de São Pedro da Aldeia” e, às 16h, mais uma palestra sobre “O Parque Estadual da Costa do Sol e o Trabalho dos Guarda-Parques”.

E, finalizando a programação, na terça-feira (6), a partir das 8h, será realizada uma trilha falando sobre a história e características da Serra de Sapiatiba, que é uma das poucas áreas de preservação da região, tornando Área de Proteção Ambiental – APA – por meio do Decreto nº 15.136, de 20/07/1990, sob tutela do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), sendo parte integrante da Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs). Para esse evento, as vagas são limitadas, aproximadamente 50, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: sealp@pmspa.rj.gov.br.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho, em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.  Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos.

]]>

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade