Prefeitura de São Pedro da Aldeia reinaugura Horto Escola Artesanal

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, reinaugurou nesta sexta-feira (2) o Horto Escola Artesanal, no bairro Balneário das Conchas. Ainda neste mês, o Horto passará a ser também a sede da Defesa Civil e do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT). O evento foi prestigiado por diversos secretários municipais e contou com a participação de alunos do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré.

“A reabertura do Horto Escola Artesanal contou com a fundamental participação das nossas secretarias, diversos setores estiveram envolvidos para que pudéssemos concluir essa remodelagem. Nosso objetivo era ter um espaço mais próximo do que almejamos de excelência para atender as pessoas. Seguiremos com algumas parcerias como o EcoEnel, da Secretaria de Educação, com a visitação de alunos, cursos planejados e ações conjuntas. Neste novo momento, estamos fazendo inscrições e levantando o interesse das pessoas pelos cursos, para que possamos planejar de acordo com a demanda que a comunidade realmente necessita e deseja. Além da Defesa Civil e do Centro de Atendimento ao Trabalhador, o Horto também será sede da unidade municipal do Senai para os cursos do Programa Jovens Aprendiz”, disse o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu.

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, destacou a importância da iniciativa para o município.

“Em nome do Prefeito Cláudio Chumbinho, gostaria de agradecer a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para que o Horto Escola fosse reaberto com sucesso. Desejo que esse espaço seja uma ferramenta de transformação na vida de cada um que visitar esse espaço. Que a população possa sair desta unidade com algo positivo para aplicar em sua realidade”, destacou o secretário.

Após a abertura oficial, a programação foi iniciada com uma palestra sobre “Combate a incêndios e prevenção de acidentes domésticos” e “Segurança no Lar”, ministradas pelo coordenador da Defesa Civil aldeense, Marcos Dothavio e pela agente da Defesa Civil, Patrícia Marques. Os participantes conferiram simulações do cotidiano, com apresentações de riscos e formas de prevenção.

Dando continuidade à programação, os alunos participaram de um alongamento laboral e em seguida foram divididos em grupos. Os estudantes também participaram de oficinas de artesanato, fabricação de sabão, horta agroecológica e energia solar, todas atividades promovidas pelo Horto Escola.

Na etapa da tarde, a programação contou com a palestra “Empreender para mudar”, com o diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos. Logo após, foi a vez do diretor de Tributos da Secretaria de Fazenda,
Ronny Cardoso, ministrar a palestra “Empreendedor Individual – Um novo horizonte”. Ambas as palestras são vinculadas à Sala do Empreendedor e foram realizadas pelos agentes de desenvolvimento econômico. Fechando as atividades, os alunos participaram da segunda etapa de oficinas.

O evento contou com a presença dos secretários de Governo, Eronildes Bezerra; de Educação, Walzi Sampaio; de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, de Assistência Social, Ester Marques; de Serviços Públicos, Jayme Gomes; de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves; as secretárias adjuntas de Assistência Social, Olívia Sá e de Cultura, Edlúcia Marques; a Controladora Geral, Danielle Prudente, os subsecretários de Turismo, Luiz Carlos Rocha e de Ambiente, Luciano Pinto.