Prefeitura inicia atendimentos a convocados em Concurso para Cuidador de Aluno Especial

Teve início, nesta segunda-feira (20), o período de atendimento para apresentação de documentos aos candidatos convocados do Concurso Público para Cuidador de Aluno Especial. Mais de 60 aprovados no certame compareceram ao primeiro dia de atendimentos na sede da Subsecretaria de Recursos Humanos de São Pedro da Aldeia. Ao todo, 240 candidatos foram convocados nesta etapa e terão até a próxima quinta-feira (23) para realizar a entrega dos documentos obrigatórios previstos no Edital n° 001/2020, disponível no site da Prefeitura. O setor de RH fica localizado na Rua Rita Pereira, nº 98, no Centro da cidade. O atendimento por senha numérica acontece das 9h às 11h e das 14h às 16h, obedecendo à ordem de chegada, com limite de 30 pessoas por turno.

Foto: Renato Fulgoni

“Essa é a primeira etapa do Concurso, em que os candidatos convocados fazem a entrega dos documentos. Eles também estão recebendo a relação dos exames médicos pré-admissionais, que é uma próxima fase. Tendo concluído todas as etapas e estando aptos, eles poderão ser empossados”, explicou a subsecretária de Administração, Ângela Valadão.

Foto: Renato Fulgoni

Ao todo, o Concurso Público abriu 120 vagas para o cargo de Cuidador de Aluno Especial, sendo 72 para o público feminino e 48 para masculino, incluindo Pessoas Com Deficiência (PCD). Os candidatos aprovados fora do número de vagas formarão um cadastro reserva, podendo ser convocados de acordo com a conveniência e necessidade do município, durante o prazo de validade do Concurso. Os contratados na seleção receberão um vencimento base de R$1.000,00 com carga horária semanal de 40h.

Foto: Renato Fulgoni

Aprovado em 17º lugar, Daniel Oliveira, de Araruama, foi um dos primeiros candidatos a comparecer ao primeiro dia de atendimentos. “Foi a primeira vez que fiz um Concurso nessa área, não tinha muito conhecimento sobre Educação Inclusiva, mas estudei muito para conseguir essa aprovação e ter essa estabilidade, que sempre corri atrás. Estou ansioso para começar a trabalhar com esses alunos e desempenhar esse papel tão importante na sociedade, que é o da inclusão”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

Entre as atribuições pertinentes ao cargo de Cuidador de Aluno Especial estão: entender sobre cuidados básicos de atividades de vida diária e prática do cotidiano dos alunos; saber abordar o aluno para os cuidados pessoais, bem como auxiliá-lo para o uso do banheiro; conhecer sobre adequação postural para a pessoa com pouca ou nenhuma mobilidade; e deslocar com segurança e adequadamente o aluno. Além das competências constantes na lei de criação do cargo, o candidato aprovado e empossado deverá se submeter às diretrizes oficiais estabelecidas pela Secretaria de Educação para o exercício da função.

Foto: Renato Fulgoni

Além da publicação do Edital de Convocação no site da Prefeitura, os candidatos também foram convocados por carta com Aviso de Recebimento (AR) pelos Correios. Conforme previsto no Edital, os candidatos que não comparecerem dentro do prazo serão considerados desistentes e aqueles não apresentarem a documentação serão desclassificados.

Clique AQUI para acessar o Edital de Convocação n° 001/2020 com a listagem dos candidatos convocados e os documentos necessários.

Clique AQUI para acessar o Edital de Abertura do Concurso Público nº 01/2019.