Prefeitura melhora sistema de drenagem no bairro Fluminense

Empenhada em garantir a segurança nas vias de acesso aos bairros, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia substituiu um antigo sistema de escoação de água de chuva, conhecido como “mata-burro”, localizado às margens da Rodovia RJ-140, na altura do bairro Fluminense, por um bueiro “boca-de-lobo”. A alteração do sistema de drenagem foi necessária porque a antiga estrutura metálica estava danificada e oferecia risco aos pedestres e motoristas que transitavam pelo local.

Bueiro responsável pela drenagem.
ANTES
Foto: Renato Fulgoni

O secretário adjunto de Serviços Públicos, José Eduardo dos Santos, lembra que a substituição desses bueiros, que recebem águas pluviais, também foi feita no Campo Redondo, Morro do Milagre, Estação e em outra via do Fluminense. “Esse trabalho é realizado após uma averiguação técnica dos engenheiros da Secretaria de Urbanismo. É um serviço pontual que a Secretaria faz conforme a deterioração das estruturas metálicas e solicitação dos moradores. Além de deteriorado, esse ‘mata-burro’ que fechamos estava causando danos aos veículos que transitam por lá”, explicou.

Serviço no mata-burro foi efetuado pela Secretaria de Serviços Públicos.
Execução do trabalho
Foto: Divulgação

Conduzidas pelo servidor Délio Carlos Neves, as etapas de trabalho envolveram a retirada da estrutura, o assentamento de manilhas de 400 milímetros e a construção de duas caixas de passagem. O serviço foi concluído com a compactação e colocação de massa asfáltica quente.

Espaço recebeu asfalto quente.
Execução do trabalho
Foto: Divulgação

O presidente da Associação de Moradores do Bela Vista e São José, William Siqueira, foi um dos que solicitaram a retirada da estrutura metálica. “Os moradores estão bastante satisfeitos porque aquela rua, ao lado da Escola M. Miriam, também dá acesso ao Bela Vista, e estava oferecendo riscos à população “, comenta.

Prefeitura melhora sistema de drenagem no bairro Fluminense

Os “mata-burros” foram construídos pelo Governo do Estado após a duplicação da Rodovia RJ-140 para a drenagem das águas pluviais. Embora o serviço de manutenção seja de responsabilidade primária do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), a administração municipal realizou o trabalho visando a segurança da população e do tráfego de veículos no local.