Produção de material de limpeza artesanal é tema de curso gratuito do Horto Escola

O Horto Escola Artesanal de São Pedro da Aldeia ainda tem vagas disponíveis para a Oficina de Economia Doméstica, com foco em produtos de limpeza artesanais. As aulas acontecem às segundas e quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde. As inscrições são feitas diretamente no Horto Escola, mediante apresentação de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. A unidade está localizada na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas. A ação é uma iniciativa da Prefeitura da cidade.

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu falou sobre a iniciativa. “O Horto Escola Artesanal está disponibilizando alguns cursos básicos na formação de oportunidade de renda. Para trabalhar um pouco da economia doméstica, a oficina de produtos de limpeza artesanais é voltada a uma produção alternativa, visando baixar o gasto com material de limpeza a partir do aproveitamento de produção própria”, comentou.

De acordo com a instrutora da oficina, Creuma Chaffin, a ideia surgiu da necessidade de conscientizar os alunos da rede municipal de ensino acerca do descarte de óleo de cozinha. “Nosso trabalho dentro da Economia Doméstica é trazer não só uma limpeza sustentável, mas também utilizar outros recursos para que nossos alunos tenham uma qualidade de vida maior, sem precisar gastar tanto dinheiro em supermercados. Estamos numa fase experimental nesse primeiro semestre e vamos planejar uma programação especial para o próximo”, explicou.

Em média, o curso conta com oito alunos em cada turma. As aulas são práticas e divididas em dois momentos: em um primeiro encontro, a instrutora ensina todo o processo de confecção e, no segundo, os alunos produzem. Dentre os materiais de limpeza artesanais que os participantes aprendem a produzir estão o sabão em pedra feito a partir de óleo de cozinha, sabão clareador, sabão líquido e detergente.

“A aceitação é muito boa em todos os produtos. Curiosamente, estamos tendo uma demanda muito grande de homens, que tem um interesse maior no sentido de produção para venda”, complementou Creuma Chaffin.

]]>