Profissionais aldeenses participam de capacitação sobre segurança e saúde nas escolas

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu, na terça-feira (22), a capacitação “Escolas: Ambientes de trabalho e de vidas saudáveis e seguras”, destinada à equipe técnica da Secretaria de Educação. A palestra foi realizada pela procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Os secretários de Governo, Eronildes Bezerra; de Educação, Alessandro Teixeira Knauft; e de Administração, Carlos Barreto Teixeira, participaram do evento.

Foto: Lílian Souza

“Não acredito que a gente chegue a lugar nenhum se não estivemos juntos com o conhecimento. Quero agradecer imensamente, em nome do prefeito Cláudio Chumbinho, o trabalho desempenhado e o presente, em forma de conhecimento, que nos foi dado nesta tarde”, comentou o secretário de Governo, Eronildes Bezerra.

Foto: Lílian Souza

O evento foi fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Ministério Público do Trabalho de Cabo Frio e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST).  A capacitação foi promovida em alusão ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, celebrado em 10 de outubro. A data tem como objetivo promover a aproximação entre a escola e o mundo da segurança e saúde do trabalhador.

Foto: Lílian Souza

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, falou sobre a iniciativa. “Agradeço a parceria com o Ministério Público do Trabalho em refletir essa pauta que não é só de São Pedro da Aldeia, mas de todo o Brasil, em discutir a questão de segurança e saúde das pessoas que estão no ambiente escolar e no ambiente trabalho”, afirmou.

Foto: Lílian Souza

Entre os temas abordados na programação estiveram “Saúde e Segurança no Trabalho (SST): um valor inalienável”; “Repressão x Prevenção: a prevenção como melhor estratégia”; “A educação como melhor estratégia de prevenção”; CIPA nas escolas; o trabalho como segunda identidade; o meio ambiente do trabalho como perspectiva do meio ambiente; estatísticas de acidentes e doenças do trabalho no Brasil.

Foto: Lílian Souza

Na ocasião, a procuradora do trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann, destacou os índices alarmantes de acidentes de trabalho no Brasil, que, hoje, ocupa a quarta posição no mundo em números de acidentes e doenças notificadas. “A gente percebe que só a repressão não é suficiente nesse tipo de situação, precisamos aprimorar a nossa questão de prevenção, e se pudermos fazer isso desde as escolas, criando uma cultura de prevenção de acidentes e doenças, de identificação de riscos, podemos gerar muitos frutos no futuro”, salientou.

Foto: Lílian Souza

A terapeuta ocupacional técnica da CEREST, Fabiana Campesato, também palestrou sobre acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e estatísticas. “Somos um órgão regional, que atende nove municípios da Baixada Litorânea. Hoje, São Pedro da Aldeia está bem estruturado, temos um coordenador bem ativo que tem dado bons frutos para as questões da saúde do trabalhador dentro da cidade”, disse.

Foto: Lílian Souza

O engenheiro da SEMED, Luciano Silveira, falou sobre a iniciativa. “A parceria entre a Secretaria de Educação e o Ministério Público do Trabalho visa proporcionar e despertar, na área da educação, a importância sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho, para assim, formar uma nova cultura com a geração atual”, afirmou.

Todos os participantes receberam materiais impressos didáticos sobre os temas abordados durante o encontro. As palestrantes receberam lembranças como forma de agradecimento por todo conhecimento repassado.

Foto: Lílian Souza

Também estiveram presentes na capacitação a subsecretária de Educação, Edna Lucena, a coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, o chefe de gabinete da Educação, Saulo Mira, a equipe de assessoramento pedagógico, diretores escolares, coordenadores e demais servidores da SEMED.