Projeto Defesinha chega à Praia do Sudoeste

A quarta-feira (08) foi especial para os participantes do projeto Defesinha – Verão 2020, que desembarcaram na Praia do Sudoeste para uma programação recheada de atividades. O encontro contou com palestra, ações educativas, competições e recreação. O projeto educacional é uma iniciativa da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia; nesta quinta-feira (09), os pelotões visitarão o município de Cabo Frio.

Foto: Renato Fulgoni

O coordenador-geral da Defesa Civil, Marcus Dothavio, falou sobre o segundo dia de atividades externas. “Hoje foi um dia muito bacana, em que desenvolvemos atividades dentro da nossa cidade, que é um dos principais objetivos do projeto. Em nosso cronograma, executamos semanalmente uma atividade no município de São Pedro da Aldeia para mostrar nossas belezas naturais e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e da nossa lagoa”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

A programação do dia teve início com uma palestra motivacional, que abordou a valorização dos pais e conversou sobre o privilégio que os alunos têm de participar do Defesinha. Em seguida, os pelotões foram separados para a prática de atividades específicas.

Foto: Renato Fulgoni

As crianças do “Defesinha” se divertiram na recreação, enquanto os “Defensores” participaram de ações educativas. Já o pelotão “Protetores”, que reúne os adolescentes do projeto, competiu em uma corrida de pé de pato e no biatlo, que envolveu corrida e natação. Os primeiros e segundos colocados do biatlo, nas categorias feminino e masculino, ganharam um passeio de lancha na orla da Praia do Sudoeste.

Foto: Renato Fulgoni

O projeto educacional da Prefeitura de São Pedro da Aldeia conta com a participação de 300 crianças e adolescentes, com idade entre 04 e 14 anos, incluindo alunos com necessidades especiais, além de monitores voluntários. A iniciativa busca proporcionar atividades de cidadania e promover cultura, integração e inclusão social. O encerramento, com formatura, está previsto para acontecer no dia 30 de janeiro.