Projetos de capacitação profissional são apresentados à prefeitura de São Pedro da Aldeia

Além da qualificação técnica, cidade irá contar com wi-fi gratuito em pontos estratégicos

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, recebeu, nesta sexta-feira (15), o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Dr. Serginho, que apresentou projetos de iniciação científica e qualificação técnica para o município.

Dentre as propostas apresentadas, estão a inclusão de novos cursos técnicos que atendam à população aldeense, pontos de internet wi-fi em locais estratégicos do município e a disponibilização de uma plataforma de ensino à distância sem custo. Também foram colocados em pauta um programa de startups e a avaliação de uma estrutura para um centro de iniciação científica. Na ocasião, o secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior, sugeriu que seja estudado junto a Faetec quais as principais demandas de cursos profissionalizantes ofertados pela instituição, para após, implantar na cidade de acordo com as necessidades da população.

“Vejo São Pedro da Aldeia como a cidade do momento para o desenvolvimento. Sabemos que a região está em amplo crescimento e essa parceria com os cursos técnicos virá para somar”, avaliou o prefeito.

As autoridades visitaram a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) de São Pedro da Aldeia, junto ao secretário de Urbanismo e Habitação, Fernando Frauches, que apontou a importância da capacitação técnica. “Hoje temos quase 5 mil unidades imobiliárias chegando no município, que estão em aprovação. É de extrema importância termos mão de obra qualificada na cidade para quando estes empreendimentos começarem a chegar”, pontuou o secretário.

O secretário Dr. Serginho afirmou que a parceria do Estado com a prefeitura é fundamental.   “Acredito que este diálogo do Estado com a prefeitura é importantíssimo para podermos inserir cursos que atendam a necessidade de empregabilidade para o município. Nossa parceria só tende a crescer, a Faetec está de portas abertas para auxiliar na geração de empregos para a juventude aldeense”, declarou Dr. Serginho.

Com foco na população, Fábio do Pastel aponta que os projetos de avanço técnico não irão reduzir o ritmo dos serviços que vêm sendo realizados nas ruas do município. “Nossa principal demanda hoje é o saneamento básico, que já começamos a trabalhar incansavelmente para suprir, mas o que estamos tratando aqui hoje é de suma importância. Sou mais um morador dessa cidade e estou muito esperançoso com a melhora da qualidade de vida que chega à população”, declarou o prefeito.